Numa iniciativa da deputada Luci Choinacki (PT-SC) a Câmara realiza sessão solene amanhã, às 10h, em homenagem à Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Considerada a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, a Marcha das Margaridas tem esse nome como forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada a tiros em agosto de 1983.
O tema da 4ª Marcha das Margaridas é “2011 razões para marchar por: desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. A Marcha pretende reunir cerca de 100 mil mulheres de diversas regiões do País na luta por melhores condições de vida e trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência.
A Marcha das Margaridas é coordenada
pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais integrado pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), por 27 Federações, e mais de 4 mil sindicatos e conta com ampla parceria de entidades da sociedade civil.
Símbolo - Margarida Alves é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário