As prefeituras de mais da metade dos 184 municípios do Ceará são suspeitas de envolvimento com empresas fraudulentas, de acordo com o promotor de Justiça Ricardo Rocha. Três frentes do suposto esquema de corrupção foram desmontadas, em Ibaretama, Santana do Acaraú e Senador Pompeu.
Ricardo Rocha afirma que tem posse de “muitos documentos que comprovam fraude em diversas prefeituras”. As cidades não podem ser citadas nominalmente para não atrapalhar as investigações, diz a promotoria de Justiça.
O empresário suspeito de ser o líder da quadrilha, segundo o promotor Ricardo Rocha, monta empresas fantasmas em todo o estado para negociar de forma ilícita contratos licitatórios. No endereço de duas dessas empresas de Senador Pompeu apontadas como fantasmas, não há movimentação, segundo vizinhos.
O suposto líder da quadrilha foi preso há quase dois meses na operação Província, que desbaratou esquema de corrupção em Nova Russas.
O promotor Ricardo Rocha afirma que vai seguir as investigações e tomar providências necessárias para o ressarcimento do dinheiro público e julgamento dos suspeitos.
“Legislação branda”
Segundo o promotor, o maior culpado pelos numerosos casos de corrupção é a “legislação branda” brasileira. “O problema é a legislação, que permite muito recurso e deixa (o condenado) preso por muito pouco tempo. É tudo muito brando”, desabafa o promotor de Justiça.
Ele acredita também que a ação investigativa da polícia e consequente punição dos suspeitos fará com que a corrupção reduza no estado. “Eles agora estão vendo que nós estamos agindo com muito rigor e vão temer mais”, diz.Portal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário