terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sub-20: Brasil 4 x 2 Paraguai. Quatro gols de Neymar

Egídio Serpa

Do Uol: O nervosismo natural de uma estréia quase pôs tudo a perder. Depois de construir uma boa vantagem na primeira etapa, a seleção brasileira acabou abusando da violência e recebeu dois cartões vermelhos no segundo tempo. Quem tem Neymar, no entanto, pode até se dar ao luxo de jogar com dois homens a menos. Com uma atuação fora de série, o camisa 7 marcou os quatro gols da vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, pelo Sul-Americano sub-20, e justificou a expectativa dos peruanos, que já haviam batizado o astro de “novo Pelé”.

A maior parte dos torcedores que compareceram ao estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru, queria ver quem era a grande estrela brasileira, e após o show desta segunda-feira não voltou decepcionado. No primeiro tempo, assumiu a responsabilidade de converter um pênalti sofrido por Casemiro e, pouco depois, marcou em jogada individual.

A vantagem permitiu até Neymar apresentar ao povo peruano alguns dos seus tradicionais dribles. Porém, a expulsão de Zé Eduardo, logo aos 4min do segundo tempo, mudou o panorama da partida. Para piorar a situação, o Paraguai diminui logo na seqüência, em uma falha do setor defensivo.

Esperançosos com um empate, o Paraguai se lançou ao ataque e pressionou. Pouco produtivo, Oscar foi sacado da equipe para a entrada do volante Fernando. Mesmo assim, o goleiro brasileiro Gabriel se mostrou ansioso, errando lances fáceis e quase complicou a partida.

Foi aí que, novamente, Neymar entrou em cena. Um chutão despretensioso da defesa brasileira se transformou em um lançamento para o camisa 7. Após confusão na área, o atacante teve sorte e aproveitou o rebote do goleiro para marcar o terceiro.

O melhor, no entanto, estava guardado para o final. Novamente com o domínio da partida, Neymar recebeu outro lançamento, desta vez de Rafael Galhardo. Livre pela esquerda, o jogador mostrou a sua genialidade ao dar um leve toque de cobertura, marcando o quarto gol e ganhando aplausos de pé dos torcedores peruanos, totalmente rendidos ao talento do atacante brasileiro.

O Paraguai ainda conseguiu descontar o placar. Porém, mesmo com a vitória garantida, o Brasil continuou nervoso e viu, além do técnico Ney Franco ser expulso, o atacante Henrique também receber o cartão vermelho, mas nada que apagasse a grande atuação do camisa 7 brasileiro.

O resultado conquistado na madrugada de segunda para terça-feira foi bom para Neymar, que já é o artilheiro isolado do Sul-Americano sub-20, com quatro gols, mas também foi ótimo para a seleção. Com o empate entre Colômbia e Equador por 1 a 1, o Brasil lidera isolado o grupo B, com três pontos.

A seleção brasileira volta a campo agora na próxima quinta-feira, às 21h10 (0h10 de Brasília), quando enfrentará a Colômbia. Nova oportunidade para o torcedor peruano se deleitar com o futebol do “novo Pelé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário