A energia elétrica já foi restabelecida nos Estados do Nordeste afetados pelo apagão, segundo o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira.
Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local, 0h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira (3), após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada desta sexta-feira (4).
O apagão atingiu pelo menos sete Estados (Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), onde moram cerca de 53milhões de pessoas. Havia relatos de falta de energia em alguns bairros de cidades do Piauí e no Norte do país, mas o ministro disse que essas áreas não foram afetadas.
O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram, o que ativou o sistema de proteção da rede. Quando técnicos tentaram religar, ocorreu o desligamento total do fornecimento de energia de três usinas da região.
Estados atingidos
Em Alagoas, a luz começou a voltar por volta das 2h40. A energia, no entanto, só foi totalmente reestabelecida na capital às 4h.
Em Maceió, segundo nota oficial da prefeitura, o apagão desprogramou os semáforos da capital alagoana. Guardas municipais fizeram o controle do trânsito e orientaram os motoristas durante a manhã desta sexta-feira.
Já em Pernambuco, boa parte da energia retornou por volta das 3h (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros do Recife continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.
Em Recife, uma confusão entre detentos no presídio Anibal Bruno – o maior do Estado – terminou com dois presos esfaqueados por um colega de cela do pavilhão D. Um preso foi morto e outro ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital da Restauração.
Segundo o JC Online, há relatos de saques na capital pernambucana. Em Campo Grande, na zona norte da cidade, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A polícia também estava com dificuldade para trabalhar por conta da falta de luz. Em Ouro Preto, também na zona norte, e em Peixinhos, em Olinda, moradores relataram casos de arrastão.
De acordo com o ONS, o Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília). O site da Tribuna do Norte também informou que o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim (RN), teve problemas por conta dos geradores, que demoraram a funcionar. Dois voos foram cancelados e um teve que ser transferido para Fortaleza.
Segundo o site O Povo, do Ceará, os dois principais hospitais públicos do Estado (IJF e HGF) tiveram que acionar seus geradores de emergência. O fornecimento de energia elétrica já foi normalizado em Fortaleza, mas cidades do interior do Estado ainda estão sem energia. Durante a manhã, diversos semáforos apresentavam problemas e complicavam o trânsito na capital.
Segundo o A Tarde, da Bahia, todos os bairros de Salvador ficaram sem energia na noite de quinta, a partir das 23h30. O show da cantora Ivete Sangalo, no Festival de Verão, começou com 40 minutos de atraso e todos os equipamentos funcionaram à base de geradores.
Ainda na Bahia, o pólo industrial de Camaçari teve os acessos fechados pela Polícia Rodoviária Estadual por questões de segurança, já que o local abriga diversas indústria do setor cloroquímico.
Um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju, em Sergipe, também foi relatado por moradores ao site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário