Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Após apagão, energia é restabelecida em todo o Nordeste

A energia elétrica já foi restabelecida nos Estados do Nordeste afetados pelo apagão, segundo o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira.

Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local, 0h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira (3), após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada desta sexta-feira (4).

O apagão atingiu pelo menos sete Estados (Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), onde moram cerca de 53milhões de pessoas. Havia relatos de falta de energia em alguns bairros de cidades do Piauí e no Norte do país, mas o ministro disse que essas áreas não foram afetadas.

O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram, o que ativou o sistema de proteção da rede. Quando técnicos tentaram religar, ocorreu o desligamento total do fornecimento de energia de três usinas da região. 

A Chesf também não divulgou um balanço de quantas pessoas foram afetadas pelo apagão. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também informou que não sabe as causas da pane, mas convocou para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Chesf e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram à falta de luz.
Segundo Resolução nº 63/2004 da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada. A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS. Ainda hoje (4), o Operador deverá entregar o relatório de ocorrência com a informação preliminar sobre o apagão.

Estados atingidos

Em Alagoas, a luz começou a voltar por volta das 2h40. A energia, no entanto, só foi totalmente reestabelecida na capital às 4h.

Em Maceió, segundo nota oficial da prefeitura, o apagão desprogramou os semáforos da capital alagoana. Guardas municipais fizeram o controle do trânsito e orientaram os motoristas durante a manhã desta sexta-feira. 

Já em Pernambuco, boa parte da energia retornou por volta das 3h (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros do Recife continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.

Em Recife, uma confusão entre detentos no presídio Anibal Bruno – o maior do Estado – terminou com dois presos esfaqueados por um colega de cela do pavilhão D. Um preso foi morto e outro ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital da Restauração.

Segundo o JC Online, há relatos de saques na capital pernambucana. Em Campo Grande, na zona norte da cidade, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A polícia também estava com dificuldade para trabalhar por conta da falta de luz. Em Ouro Preto, também na zona norte, e em Peixinhos, em Olinda, moradores relataram casos de arrastão.

De acordo com o ONS, o Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília). O site da Tribuna do Norte também informou que o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim (RN), teve problemas por conta dos geradores, que demoraram a funcionar. Dois voos foram cancelados e um teve que ser transferido para Fortaleza.

Segundo o site O Povo, do Ceará, os dois principais hospitais públicos do Estado (IJF e HGF) tiveram que acionar seus geradores de emergência. O fornecimento de energia elétrica já foi normalizado em Fortaleza, mas cidades do interior do Estado ainda estão sem energia. Durante a manhã, diversos semáforos apresentavam problemas e complicavam o trânsito na capital.

Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos. 

Segundo o A Tarde, da Bahia, todos os bairros de Salvador ficaram sem energia na noite de quinta, a partir das 23h30. O show da cantora Ivete Sangalo, no Festival de Verão, começou com 40 minutos de atraso e todos os equipamentos funcionaram à base de geradores.

Ainda na Bahia, o pólo industrial de Camaçari teve os acessos fechados pela Polícia Rodoviária Estadual por questões de segurança, já que o local abriga diversas indústria do setor cloroquímico.

Um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju, em Sergipe, também foi relatado por moradores ao site.
fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/04/apos-apagao-energia-e-restabelecida-em-todo-o-nordeste.jhtm?action=print

Nenhum comentário:

Postar um comentário