Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Pesquisador alerta sobre possível Tsunami no Ceará

O alerta é do pesquisador paraibano Paulo Roberto Rosa, especialista em riscos geológicos da Universidade Federal da Paraíba. Em entrevista ao Jornal do Comércio, Rosa revelou que caso se concretize a erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, prevista pelo cientista Steven Ward, da Universidade da Califórnia, ondas gigantes podem chegar ao Brasil.

O pesquisador João Adauto de Souza Neto, coordenador do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco, alerta às defesas civis dos estados que podem ser atingidos - Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte - para que estejam preparadas para informar a população em tempo hábil.

Quanto mais rápido for conhecida a iminência de uma erupção, diz o geólogo, melhor. Rápido, nesse caso, são dias ou horas. “A população do Nordeste que habita as áreas costeiras de relevo mais baixo deveria se deslocar para áreas mais elevadas das cidades litorâneas ou do interior.
O recomendado é que fiquem em altitudes superiores às alturas das ondas do mar.”Antes de alcançar Fernando de Noronha, a onda gigante atingiria os Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte.
A onda viajará, prevê João Adauto, numa circunferência crescente e em todas as direções, seguindo para a costa leste dos Estados Unidos e Canadá, Caribe, México e América do Sul.

Fonte: Camocim online
Com informações do site Vooz e Jornal do Comércio

2 comentários: