Páginas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Operação combate fraudes em licitações no Ceará

Uma operação conjunta, envolvendo a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério Público do Ceará e a Controladoria Geral da União (CGU), desarticulou uma quadrilha responsável pelo desvio milionário de verbas públicas em mais de 50 municípios cearenses. Batizada de Operação Província, a ação começou por volta das 6 horas da manhã de ontem, com o objetivo de reprimir a prática de sonegação fiscal, fraude a licitações e lavagem de dinheiro.

Durante as investigações, a Receita Federal identificou um grupo de mais de 30 empresas responsáveis pela sonegação de R$ 26 milhões, entre os anos de 2008 e 2009. O valor foi resultado da ação do grupo, suspeito, segundo as investigações da Polícia Federal, dos crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva. O grupo servia de fachada para a empresa Falcon Construtora e Serviços Ltda.

As empresas atuavam na frustração do caráter competitivo das licitações, num jogo de cartas marcadas no qual era facilitada a participação concomitante delas em diversos procedimentos licitatórios e, assim, assegurar a apropriação dos recursos públicos.

Segundo o MPE, entre os envolvidos estão servidores e membros das comissões de licitação dos municípios. Foram cumpridos nove mandados de prisão e 12 de busca. (O Povo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário