Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Jornada Ampliada - Em Sobral alunos ganham turno extra


O objetivo é um turno escolar extra para quem mais precisa. Essa é a ideia básica de um dos programas educacionais que vem sendo desenvolvido neste município e que visa ampliar a carga horária diária de alunos das escolas da rede municipal. O Programa Jornada Ampliada é também um novo formato do Projeto Escola Viva da rede municipal de ensino, que também faz parte o Segundo Tempo, além de uma outra etapa ainda em fase de estudo, que prevê a realização de cursos profissionalizantes para alunos matriculados nas escolas municipais.

Antes, o Projeto "Escola Viva", que contribuía em retirar crianças e adolescentes da ociosidade preparando-os para um futuro promissor e profissionalizando-os por meio das modalidades oferecidas, não seguia uma temática. Implantado inicialmente em 1999 como experiência em 14 escolas de Sobral, em 2003 já contava com a participação de mais de 5 mil alunos.

Este ano, o Jornada Ampliada Escola Viva, lançado em 24 de fevereiro, pretende atingir cerca de 10 mil alunos dos quase 36 mil matriculados na rede municipal. O secretário da Educação do município, Júlio César Alexandre, explica que a cada ano o projeto vem contribuindo para retirar crianças e adolescentes da ociosidade, preparando-os para um futuro promissor. "Para participar deste projeto, o aluno deve procurar a direção da escola em que está matriculado e escolher diversas modalidades, entre: teatro, música, capoeira, dança, esporte educacional e artes plásticas", explica Júlio Cesar.

Parcerias

O Projeto Jornada Ampliada Escola Viva, que é desenvolvido nas 45 escolas municipais, conta com a parceria das Secretarias de Esporte, Saúde e Ação Social, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e do Gabinete da Primeira Dama. Funciona no contra-turno escolar que busca reforçar os valores de cidadania aos estudantes na faixa de quatro a dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário