Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lula tem aprovação de 76%, diz pesquisa

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou no fim de março a melhor avaliação desde que ele tomou posse, em janeiro de 2003, segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste fim de semana.

O levantamento mostra que 76% consideram seu governo ótimo ou bom - melhor desempenho de um presidente desde 1990, início da série histórica feita pelo instituto. Na sondagem anterior, realizada em fevereiro, a aprovação do governo chegava a 73%.

Dos entrevistados, 20% avaliam a gestão de Lula como regular, percentual que se manteve estável desde a última pesquisa. Já os que a consideram ruim ou péssima passaram de 5% para 4%. Um percentual de 1% não soube opinar.

O instituto lembra que, nos últimos sete anos, os resultados das pesquisas coincidem com a melhora nos indicadores socioeconômicos.

Levantamento divulgado, no sábado, pelo Datafolha mostra que o tucano José Serra abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff, na disputa pela sucessão presidencial.

Segundo a sondagem, se a eleição fosse agora, Serra teria 36% dos votos, contra 27% de Dilma, no cenário com Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV) na disputa.

De acordo com o Datafolha, o pré-candidato Ciro Gomes registrou o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis neste mês, com 26%, seguido por Serra, com 25%. Dilma aparece na sequência, com 23%, e Marina Silva tem 22%. Em fevereiro, Serra liderava as rejeições, com 26%, enquanto Dilma e Ciro tinham 23% e 21%, respectivamente. A pré-candidata do PV tinha 19% de rejeição no mês passado. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Datafolha foi registrada sob o número 6617/2010. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário