quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Datafolha/OPOVO – Moroni, 22%, Roberto Cláudio, 17%, Elmano, 16% e Heitor, 14%

 

Eliomar de Lima |

“Eleição cada vez mais imprevisível para prefeito de Fortaleza. Moroni Torgan (DEM) não está mais isolado, tecnicamente, na liderança. Ele aparece com três pontos percentuais a menos na terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha e tem agora 22% das intenções de voto.

Roberto Cláudio (PSB) teve oscilação positiva de um ponto percentual e, com 17%, já aparece em situação de empate técnico com o candidato do DEM. Elmano de Freitas (PT) também oscilou um ponto para cima e chegou a 16%.

Considerado o limite máximo da margem de erro, o petista também poderia estar com o mesmo percentual de Moroni. Com a margem de três pontos percentuais para mais ou para menos, o candidato do DEM pode ter um mínimo de 19% e um máximo de 25%. Já Elmano pode ter entre 13% e 19%. Entretanto, o Datafolha considera essa hipótese estatisticamente improvável, pois lida com situações-limite.

Novidade nessa rodada de pesquisa é o desempenho de Heitor Férrer (PDT). O candidato cresceu quatro pontos percentuais e chegou a 14%, situação que já o coloca em empate técnico com os dois candidatos das máquinas governistas – Roberto Cláudio e Elmano. No bloco de baixo, Renato Roseno (Psol) passou de 5% para 8%. Inácio Arruda (PCdoB) teve oscilação negativa de um ponto e ficou com 6%.Marcos Cals (PSDB) foi de 5% para 3%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Votos em branco, nulo e os que dizem não votar em nenhum dos candidatos somam 5%. Os eleitores que dizem não saber em quem votar são 8%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada na segunda-feira e ontem. O Datafolha ouviu
831 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00039 / 2012.”

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário