Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Datafolha/OPOVO – Cid tem 52% de bom e ótimo; Luizianne Lins, 31%

Eliomar de Lima |

“A avaliação positiva da prefeita Luizianne Lins (PT) manteve a trajetória de alta apresentada desde o início da campanha eleitoral. O percentual de eleitores que consideram a gestão municipal de Fortaleza ótima ou boa passou de 27% para 31% desde a pesquisa realizada no fim de agosto. Esta é a primeira vez desde dezembro de 2009 que o índice de eleitores da Capital que avaliam a administração Luizianne como ótima ou boa superou a barreira dos 30%.

Por outro lado, o percentual daqueles que fazem juízo ruim ou péssimo sobre a gestão, que vinha em queda desde a primeira pesquisa destas eleições, parou de cair e se manteve estável em 30%. Dessa forma, há empate técnico entre as opiniões negativas e as positivas sobre o trabalho da Prefeitura ao longo dos últimos sete anos e oito meses.

Para a avaliação positiva continuar a subir, Luizianne conseguiu atrair simpatias daqueles que, no levantamento anterior, opinaram que seu desempenho vinha sendo regular. Esse índice passou de 41% para 38% desde agosto. A nota média também manteve a trajetória ascendente das últimas três pesquisas. Agora, o desempenho da gestão recebeu conceito médio 5,5, de acordo com o Datafolha. É a maior nota alcançada desde março de 2009, quando Luizianne acabara de ser reeleita e iniciava seu segundo mandato.

A melhora dos indicadores se reflete nos resultados do candidato apoiado pela prefeita à sua sucessão, Elmano de Freitas (PT), que subiu 8 pontos desde a última pesquisa e tem agora 24% das intenções de voto na pesquisa O POVO/Datafolha.

Cid Gomes

A opinião da população de Fortaleza sobre o governador Cid Gomes também melhorou. O percentual dos que consideram seu trabalho ótimo ou bom chegou a 52%. A última vez em que o Datafolha havia pesquisado a opinião do fortalezense sobre o Governo do Estado havia sido em julho. Na ocasião, o índice de ótimo ou bom era de 45%. Já a avaliação ruim ou péssima oscilou de 15% para 13%.

O que significa que, apesar da melhora do desempenho de Luizianne, o conceito sobre o trabalho do governador ainda é melhor perante o eleitor da Capital. Na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, Cid apoia Roberto Cláudio, que aparece com 19% na pesquisa O POVO/Datafolha e está tecnicamente empatado com Elmano na liderança.”

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário