segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Acessibilidade e inclusão social como oportunidade de negócios

Evento aponta tendências para quem deseja investir em produtos ou serviços para pessoas com deficiência

Da Redação

Divulgação

Chinelos com o alfabeto em braile são opções de produtos para quem está de olho nesse segmento

Camisetas com estampas de libras, chinelos com o alfabeto em braille e muita vontade de mostrar que a deficiência não exclui o sucesso no mundo dos negócios. Esse é o conceito básico do espaço da inclusão social, que está sendo criado para a Feira do Empreendedor no Ceará, que acontece entre os dias 24 a 27 de setembro no novo Centro de Eventos, em Fortaleza. O evento é uma promoção do Sebrae no Ceará com visitação gratuita.
A ideia das camisetas foi pensada pelo especialista em acessibilidade, libras, braille e empreendedorismo, Nelson Júnior. Envolvido há anos com a inclusão social de portadores de deficiência, ele traz à Fortaleza, além desta coleção de camisetas, modelo de negócios para pessoas com deficiência em um formato diferenciado de capacitação para quem, apesar de não ter pleno uso de todas as suas funções, deseja desenvolver-se como um revendedor.
E não para por aí. Nelson traz na bagagem também, para este evento, um jogo que promete reunir no seu entorno surdos, cegos e pessoas no pleno uso de suas faculdades, numa interação difícil de imaginar, mas que o artista considera totalmente possível.
Uma das teses defendidas por Nelson é de que existe um grande leque de oportunidades de negócios e também profissionais para esse público carente de inclusão e fez até um mapeamento para ressaltar essa afirmação. "Professores de libras que se disponibilizam em ensinar outros surdos chegam a ganhar até R$60,00/h. Além desses pontos, o setor de inclusão oferece também oportunidades de desenvolver aplicativos com alfabeto de surdos para celulares, softwares de comunicação via pc, tradutor de sites, próteses e impressoras em braille", enumera.
Cidade
A Feira do Empreendedor traz esse ano o tema Cidade dos Negócios, uma área multisetorial de 15 mil metros quadrados com cerca de 200 estandes, onde serão apresentadas as mais diversificadas oportunidades de negócios, atuais e futuras.
Durante os quatro dias, o evento contará com palestras, minicursos e soluções tecnológicas e de inovação, destinados tanto aos empreendedores que já possuem um negócio montado e desejam diversificá-lo ou ampliá-lo, quanto para os que pensam em abrir uma pequena empresa, onde todo o passo a passo será explicado.
O visitante pode se inscrever antecipadamente pelo próprio site do evento www.ce.sebrae.com.br/feiradoempreendedor seguindo as instruções.
O evento é uma promoção do Sebrae/Ceará, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e suas entidades, Associação Comercial do Ceará, Sistema Fecomércio e suas vinculadas, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária (Facic), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Federação Cearense das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Fecempe) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar).
Feira do Empreendedor do Ceará
Data: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário de Visitação: das 14 horas às 22 horas
Website: http://www.ce.sebrae.com.br/feiradoempreendedor
Entrada gratuita
Informações gerais sobre o evento: 0800-570-0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário