sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sobral tem melhor nota do Ideb no Nordeste

 

Clique para Ampliar

O índice de 6.6 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que evoluíram em Educação
Sobral Este Município tem uma educação exemplar para todo o Brasil. A cidade apresentava, em 2007, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3.2. No último Ideb divulgado, o de 2009, está com 6.6 de nota, a melhor do Nordeste. Supera média proposta pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6.1. A perspectiva é que, para 2011, o Ideb sobralense chegue a 7.
O índice de 6.6 em 2009 de Sobral ajudou o Brasil a chegar entre os três países do mundo que mais evoluíram em Educação na década passada. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e em taxas de aprovação.
Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede escolar cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. E é exatamente o que acontece em Sobral. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da Educação.
O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o Brasil, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota média 6 em 2021 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
E Sobral superou esta média já em 2009, quando chegou a 6.6. A qualidade do ensino que se observa na rede pública municipal insere a cidade entre os mais alfabetizadas do Brasil e também uma das mais premiados. Isso é motivo de comemoração, mas preocupação para o prefeito Clodoveu (Veveu) Arruda. "Nossa média do Ideb é de 6.6, a melhor do Nordeste brasileiro, superando a média proposta pelo Ministério da Educação para o ano de 2021. Essa melhoria indica que um ensino de qualidade está garantido a milhares de sobralenses. Mas podemos melhorar ainda mais este Ideb. Para tanto, lançamos um pacote educacional com investimento superior a R$ 66 milhões", revela.
Crianças lendo, escrevendo e fazendo as operações básicas de Matemática, antes de chegarem à terceira série do Ensino Fundamental, se constitui um grande feito, quando se compara a Educação de Sobral com a maioria das cidades brasileiras. É só olhar o Ideb 2009, no qual Sobral supera a média nacional de 4.4 e a média cearense de 4.2. Ao alcançar 6.6 pontos, Sobral zerou a taxa de abandono escolar do 1° ao 5° ano e, pelo cálculo do Ideb de 2009, tem 91% de taxa de alfabetização no 1° ano e 100% de taxa de escolaridade do 1° ao 9° ano.
Para avançar ainda mais, a Prefeitura lançou este ano o projeto "Escola Aprender Melhor". As ações do projeto de R$ 66 milhões estão divididas em três eixos: infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar. No primeiro eixo estão previstas, até 2012, a construção de oito Centros de Educação Infantil, cinco escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e duas quadras cobertas. Foram autorizadas a ampliação de 41 escolas; construção de duas escolas de tempo integral (Ciro Gomes, na sede em 2012; e Francisco Aguiar, no Distrito de Aracatiaçu, em 2013) e a reforma de 19 prédios.
No segundo eixo, as principais melhorias são a ampliação e o aumento da Gratificação por Produtividade Docente e a abertura de 160 vagas em concurso público para professor. No terceiro eixo, destaque para a aquisição de dois mil computadores portáteis do formato netbooks para os alunos que obtiverem o melhor desempenho na Prova Brasil, que é base para o Ideb.
A Prefeitura mantém cerca de 1,6 mil professores em sala dando aula para 36 mil alunos. Isso proporciona 95% de taxa de alfabetização. Sobral tem mais uma vantagem. Mantém uma das poucas escolas de Formação Permanente do Magistério do País.
MAIS INFORMAÇÕES
Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios. Bloco L - Brasília. Telefone: (61) 2022.7776
http://www.portal.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário