segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Gripe suína pode ter atacado mais de 90 pessoas em Pedra Branca

 

Surto da doença foi confirmado após análises da Secretaria de Saúde do Estado.

Por: Luiz Henrique Pontes

A população de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará, está preocupada com um surto do Vírus H1N1 no município. Na última quarta-feira (23), cinquenta alunos do CEFET, do município, tiveram complicações respiratórias. No dia seguinte, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve no local para começar as análises preliminares.

Foram colhidos material para análise e, de acordo com o Laboratório Central de Análises (LACEN), ficou constatado que onze, dos dezoito casos analisados, deram positivo para o vírus. Além disso, duas pessoas chegaram a ser internadas no Hospital do Municipal mas já foram liberadas. O diretor do Hospital São José, o médico Anastácio Queiroz, que fez parte do grupo que visitou o município, informou que 92 alunos da escola técnica estiveram expostos ao vírus H1N1.

De acordo com o a Secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Parente, a SESA já disponibilizou o medicamento conhecido como Tamiflu para combater o surto da doença no município.

A titular da saúde de Pedra Branca informou ainda que a população não deve ficar preocupada, mas que medidas de higiene devem ser adotadas por todos, como lavar as mãos ao cumprimentar uma pessoa, não frequentar locais fechados, se possível utilizar máscaras e, o principal, ao início de qualquer sintoma da doença procurar imediatamente um médico.

Ouça no player abaixo a entrevista da Secretária de Pedra Branca, Tânia Parente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário