Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Agrinorte deve gerar R$ 15 mil em negócios

 

Com uma estimativa de geração de R$ 15 mil em negócios para 30 agricultores familiares da região, começa, hoje pela manhã, no Centro de Convenções de Sobral, a IX Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte). O evento prossegue até sexta-feira, com vasta programação. São seminários, palestras, apresentação de projetos, Dia no Campo, Caminhão do Peixe, Exposição de Fotos Serra da Meruoca - Gente e Natureza, intercâmbio entre produtores e degustação de produtos. Participam da feira mais de dez Municípios da Zona Norte e do Baixo Acaraú.
A secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Lúcia da Silva Barreto, revela que uma das principais preocupações da Agrinorte é com a capacitação da juventude rural. "Vamos realizar o seminário Juventude no Campo - desafios e oportunidades, no qual falaremos sobre políticas públicas para a juventude rural, incentivando os jovens a entrarem na agricultura familiar para a produção dos nossos alimentos", destaca a secretária.
A abertura da feira será feita pelo prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; pela secretária Luiza Barreto e pelo presidente da Comissão de Agricultura, da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Resende.
Políticas públicas

E é exatamente com este tema "Agricultura Familiar - Desafio, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural" que a nova edição da Agrinorte acontece. "O espaço é ideal para mostrarmos o que estamos fazendo pela agricultura familiar, além de cobrar mais políticas públicas para o setor", assevera Luiza Barreto.
Serão mostrados na Agrinorte projetos, que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos, como "Cordeiro do Acaraú" e "Nutrição de Frangos Caipiras".
Há ainda na programação projetos do Instituto Agropolos, como o Selo da Agricultura Familiar; e da Secretaria Cearense da Pesca e Aquicultura para peixamento de açudes.
Outro destaque na Agrinorte é a cadeia produtiva da apicultura. Sobral, por exemplo, estima bater o recorde de produção de mel este ano, chegando a 40 toneladas. Toda produção é destinada para o cardápio da merenda escolar e ao Restaurante Popular do Município.
MAIS INFORMAÇÕES

IX Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte), de 23 a 25 de novembro, Centro de Convenções de Sobral
(88) 3611. 6311/ 3611.5835

Por Kennedy Klaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário