Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Recebi e repasso

Extensão Rural do Ceará completa 57 anos de criação
Amanhã, mais de mil extensionistas rurais, com orgulho, lembram  o dia  16 de fevereiro, consagrado ao Serviço de Assistência Técnica e  Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A data  faz retroceder-se à primeira metade da década de 50, quando foi  criado, nesse mesmo dia, em 1954, no Ceará, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos agricultores familiares.
A data representa um marco para o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 16 de fevereiro de 1954, ou seja, há 57 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater  com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ANCAR). Com  o passar dos anos, a Extensão Rural cearense consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem falar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente.
Para José Maria Pimenta, reconduzido à presidência da Ematerce, capacitar colaboradores, agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação e dotar a empresa de equipamentos modernos são prioridades da atual diretoria-executiva no  exercício de 2011. O órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará vem recebendo apoio irrestrito do governador Cid Ferreira Gomes, por intermédio do secretário Nelson Martins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), para que continue a ser uma empresa pública, funcionando, de forma eficiente e com eficácia, voltada para melhorar as condições de vida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsável pela produção de mais de 70% de gêneros alimentícios.
O  Dia  da Extensão Rural, em nosso Estado,  é um momento ímpar, que  não deve ser, apenas, de lembranças e de elogios aos que se dedicaram e ainda executam esse trabalho no meio rural. Deve ser - isso sim - uma oportunidade para  reflexão a respeito do que a Extensão Rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais.
Lembra Pimenta que deve ser, também, uma ocasião, para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia-a-dia, buscando meios, mais adequados, de agricultores familiares, numa troca de saberes com os extensionistas, produzirem mais, com qualidade, sustentabilidade e sem degradar o meio ambiente. Em nossa opinião, essa sim, deve ser a principal preocupação dos extensionistas, no transcurso desta expressiva data, respaldados pelo apoio dos Governos Federal, Estadual, Municipal, órgãos parceiros, os próprios agricultores, quando se comemora, embora sem festividades, o Dia da Extensão Rural no Estado do Ceará.
Como educadores não-formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a Extensão Rural visa à qualidade da produção, geração de emprego e renda e à melhoraria da qualidade de vida no campo.
Com o apoio governamental, a empresa, como braço direito do Governo, no campo, tem sua responsabilidade aumentada e está preparada para assistir, em tempo hábil e eficientemente, um público, composto por mais de 100 mil agricultores, cuja orientação técnica e gerencial, recebida, é produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação dos recursos naturais.
Frise-se que a preocupação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) diz respeito, também, ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar, buscando a geração de mais emprego e renda, para os agricultores atendidos, e, consequentemente, a melhoria das suas condições de vida e de seus familiares.
================================================================================
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira ? antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872

Nenhum comentário:

Postar um comentário