segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sudão do Sul aprova a independência por 98,83% dos votos

Uma maioria arrasadora de 98,83% dos eleitores do Sudão do Sul votou a favor da secessão, segundo resultados oficiais definitivos publicados nesta segunda-feira pela comissão eleitoral do referendo.  Foto:Nf/AFP

CARTUM (AFP) - Uma maioria arrasadora de 98,83% dos eleitores do Sudão do Sul votou a favor da secessão, segundo resultados oficiais definitivos publicados nesta segunda-feira pela comissão eleitoral do referendo.

Este anúncio é uma simples formalidade, já que, segundo os resultados preliminares completos publicados em 30 de janeiro, 98,83% dos sul-sudaneses votaram a favor da independência em sua região, que se tornará um Estado independente.

Os resultados, expostos em telões durante uma cerimônia em Cartum, mostravam que em 3.837.406 votos válidos, apenas 44.888, ou seja 1,17%, eram a favor de manter a unidade com Norte.

Pela manhã, o presidente sudanês Omar al Bashir havia declarado: "Os resultados do referendo são bem conhecidos. O Sudão do Sul escolheu a independência. Mas nós nos comprometemos em manter os vínculos entre o Norte e o Sul (...) a manter boas relações baseadas na "cooperação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário