Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dilma reúne-se hoje com governadores do Nordeste

A presidente Dilma Rousseff terá hoje,  segunda-feira, 21, seu primeiro encontro em bloco com governadores. Ela se reunirá em Aracaju (SE) com os representantes do Nordeste, região onde teve sua maior vitória proporcional em 2010, com 70% dos votos válidos.
A votação expressiva e o fato de que a maioria dos Estados é comandada por aliados da presidente explicam a “colher de chá” que os anfitriões pretendem dar a Dilma no 11º Fórum dos Governadores do Nordeste.
A pauta é composta por temas genéricos e não há a expectativa de nenhuma cobrança mais incisiva sobre o governo federal.
Os governadores manifestam uma preocupação com os cortes de R$ 50 bilhões no Orçamento, falam em obter mais recursos federais, mas preparam uma recepção festiva para Dilma.
“Nesse primeiro encontro cada um trará uma agenda mais genérica. O objetivo é alinhavar temas para o mandato todo”, diz o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), que sediará a reunião.
O petista admite que existe uma “ansiedade” dos governadores com os cortes anunciados. Dilma será cobrada sobre investimentos já contratados com a região, como a transposição do rio São Francisco e as obras do PAC.
Uma das principais cobranças sobre Dilma será sobre investimentos relacionados à Copa de 2014.
Estados que serão sedes do evento, como BA, CE e RN, e os que pretendem ser escolhidos como subsedes cobrarão investimentos do PAC da Mobilidade Urbana e de obras de infraestrutura.
Temas relacionados à área energética, como o pagamento de royalties de mineração e obras de energia eólica, também estão na pauta.
Mais do que os temas pontuais, no entanto, interessa aos governadores estabelecer pontes políticas com Dilma. Será a estreia dela num fórum de governadores, e há uma curiosidade sobre qual será seu estilo de negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário