Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Chegam na Colômbia helicópteros brasileiros que resgatarão reféns das Farc

Villavicencio (Colômbia), 8 fev (EFE).- Os helicópteros brasileiros que vão resgatar a partir de quarta-feira os cinco seqüestrados em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) aterrissaram nesta terça no aeroporto da cidade colombiana de Villavicencio (centro) para começar à operação humanitária.

Nos helicópteros, que decolaram nesta manhã de São Gabriel da Cachoeira, um povoado no estado do Amazonas, em plena floresta amazônica, na fronteira com a Colômbia, viajavam 22 pessoas, entre elas quatro pilotos e quatro mecânicos.

Dois delegados do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e três da organização Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), incluindo a sua líder, a ex-senadora Piedad Córdoba, quem lidera a missão humanitária de resgate aos seqüestrados entre esta quarta e domingo em três pontos diferentes do país.

As aeronaves oferecidas pelo Brasil pernoitarão no aeroporto Vanguardia de Villavicencio, capital do departamento de Meta, e nesta quarta sairão para buscar o primeiro libertado das Farc, o vereador de San José del Guaviare Marcos Vaquero.

A partir das 18h no horário local (21h de Brasília) serão suspensas durante 36 horas as operações militares na região, como prevêem os protocolos de segurança estipulados entre o CICV e o Ministério da Defesa.

A operação continuará na sexta-feira, quando serão recebidos na cidade de Florência, capital do Caquetá, o vereador Armando Acuña e o militar Henrique Marinho López Martinez.

A conclusão será no domingo, com a chegada a Ibagué, capital do Tolima (centro), do maior da Polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel.

As Farc anunciaram em 8 de dezembro a libertação dos cinco reféns, seqüestrados entre 2007 e 2010, como "gesto de humanidade" em direção a Córdoba, destituída de seu cargo de senadora por supostas ligações com a guerrilha. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário