Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

José Airton participa de Seminário da SDA

 

O deputado federal José Airton participou, nessa quarta-feira (10), do seminário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realizado na Assembleia Legislativa. Vários políticos e prefeitos discutiram a situação financeira das prefeituras cearenses para 2013. Os gestores estão com dificuldades para ajustar as contas municipais às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o Deputado, uma situação que merece toda atenção do Governo Estadual e Federal, pois a seca vem castigando o povo cearense e a situação já chega ao limite tolerado. Estavam presentes vários prefeitos municipais que além de reclamarem das dificuldades financeiras também apontavam os problemas políticos como a situação herdada pelos novos gestores.

De acordo com dados da matéria do Jornal O Povo, em 2012, houve grave seca e queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para complicar a situação, em vários municípios houve turbulência política devido ao processo eleitoral de 2012.

Além da redução nos repasses federais e das motivações politicas após as eleições de 2012, outro fator que explica em grande parte a calamidade nas prefeituras é a grave seca que assola o Estado.

Por isso, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins (PT), apresentou ontem para os prefeitos uma série de programas no intuito de amenizar os problemas ocasionados pela falta de chuvas. A inscrição para o Garantia Safra, que é um dos principais programas, estava sendo feita ontem mesmo, na Assembleia.

Segundo Nelson, ainda não há previsões mais embasadas sobre a situação climática para 2013.

Os programas para agricultura e pecuária ficam a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Onde: av. Bezerra de Menezes Nº 1820, São Gerardo. Informações: (85) 3101.8002.

José Airton quer vaga na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

O deputado federal José Airton (PT) confirmou ontem que pretende ser indicado pelo PT para ocupar uma vaga na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. A chapa favorita tem como candidato à presidência o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), que, conforme antecipado ontem na coluna Vertical, deverá vir a Fortaleza no próximo dia 23 para pedir o apoio de parlamentares e lideranças cearenses.

Já havia sido confirmado que o PT ficaria com a vice-presidência na chapa, com o deputado André Vargas (PT), atual secretário de comunicação do partido. Segundo Airton, há acordo para que o PT indique mais um nome, que irá para a terceira ou quarta secretaria. “É um cargo importante porque você está na Mesa Diretora, participa dos trabalhos da Câmara de forma mais intensa e participa das discussões para a definição da pauta do Congresso. Então vamos ter peso político relevante”, explica Airton. A eleição ocorre dia 4 de fevereiro.

Ele lembra, porém, que existem outros dois deputados petistas interessados na indicação, um do Rio Grande do Norte e um do Rio Grande do Sul. De acordo com o parlamentar, a decisão sobre quem será o indicado ocorre durante reunião no próximo dia 30.

Em relação ao futuro da aliança com o PSB no nível estadual, Airton voltou a afirmar que a aliança deve ser preservada, mas rediscutida, sobretudo face às rusgas que ficaram após a tumultuada eleição na Capital. (MR)

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

(85) 8710.1313

Assessoria de Imprensa

Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário