Que o talento é responsável por boa parte da ascensão profissional, não há dúvidas. Mas um fator também entra na balança, ainda que subjetivamente: a aparência. A imagem transmite a atitude do profissional no dia a dia, dizem especialistas.
"Não há traje neutro: você sempre estará transmitindo algo pelo modo de se vestir", sugere a especialista em marketing pessoal e etiqueta, Lígia Marques.
Tanto roupa quanto acessórios, maquiagem, tatuagens e sapatos comunicam uma mensagem e chegam, muitas vezes, antes das palavras - causando a primeira impressão. "Isso também vale para uma apresentação de negócios, uma entrevista de emprego ou uma reunião", diz Branca Barão, especialista em comportamento humano.
A composição das peças, contudo, varia conforme a empresa. "Há mercados mais e menos formais em termos de exigências para trajes. O profissional deve perceber em qual caso sua empresa se encaixa e seguir este padrão", sugere Marques.
Segundo Barão, estar bem vestido significa respeitar o ambiente, os colegas e a própria personalidade. "São essas três coisas que levam diretamente à promoção, quando se é competente", diz.
http://classificados.folha.com.br/empregos/989229-roupas-influenciam-ascensao-profissional.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário