Projeto de autoria do deputado Ferreira Aragão líder do PDT, que cria o cargo comissionado de Mediador Comunitário está tramitando na Assembleia Legislativa. A mediação é um dos vários métodos chamados alternativos para a resolução de conflito e são considerados alternativos por se constituírem em opções ao sistema tradicional de justiça. Em nosso país, tanto a mediação quanto a arbitragem e a conciliação constituem-se os exemplos mais conhecidos desses métodos.
A mediação é uma técnica de administração de conflitos, na qual um terceiro, o mediador, não decide, não sugere, mas facilita a comunicação entre as partes em conflito, contribuindo para uma reflexão positiva que possibilite criar opções, para se chegar a um acordo consensual e mutuamente satisfatório. Sendo assim, ele tem a autoridade de condução do processo e não da decisão do processo, pois esta cabe apenas aos mediados.
É bom lembrar que a mediação não visa pura e simplesmente ao acordo, mas a atingir a satisfação dos interesses e das necessidades dos envolvidos no conflito, pois seu objetivo maior é o estimular o diálogo cooperativo entre as partes, para que elas alcancem a solução das controvérsias em que estão envolvidas.
MARCONI ALVES- Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário