Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

5º Sincorte começa na próxima segunda-feira,24, em João Pessoa (PB)

Começa na próxima segunda-feira, 24, o 5º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte, que acontece até dia 28, em João Pessoa (PB).

A abertura do evento será terça-feira, dia 25, quando acontecerá o lançamento do Programa Rota do Cordeiro, realizado em parceria pela Embrapa e Ministério da Integração.

No primeiro dia da programação científica, quarta-feira (26), haverá sete apresentações de palestrantes estrangeiros da África do Sul, Estados Unidos e Israel, abordando temas como comercialização, abate, produção de carne ovina em regiões semiáridas e nutrição.

Na quinta-feira (27) acontecerá um painel de discussão sobre alternativas para regularizar a oferta de cordeiros e cabritos na região Nordeste com debates sobre aspectos ligados a políticas públicas, logística, organização dos produtores, gestão dos recursos genéticos, manejo dos alimentos e da nutrição, manejo sanitário e reprodutivo, produção de caprinos e ovinos de raças nativas e avanços em biotecnologia da reprodução.

Eventos paralelos

Paralelamente ao Sincorte, acontecerão eventos como o 3º Fórum sobre a Caprinocultura de Leite, que discutirá potencialidades e limitações para a produção de leite de cabra no semiárido do Nordeste, produção e comercialização de queijos de cabra, produção de caprinos leiteiros na Espanha, melhoramento genético das raças caprinas na Espanha, entre outros.

Também serão promovidas Clínicas Tecnológicas sobre sanidade, reprodução, raças, formulação de rações e forragens com atendimento direto aos produtores.

Outras atrações serão a Ilha dos Sabores Gastronômicos - onde será possível experimentar variados pratos com carnes, leite e produtos derivados da caprinocultura e da ovinocultura -, oficinas gastronômicas e cozinha interativa.

Participação da Embrapa

Duas unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), co-realizadora do Sincorte, estarão presentes no evento. A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) participará com um estande institucional, com foco na divulgação do Programa Rota do Cordeiro, que será lançado oficialmente no evento; e uma vitrine tecnológica para apresentação de produtos cárneos. Além disso, pesquisadores da Unidade apresentarão palestras e atenderão produtores nas Clínicas Tecnológicas.

A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) também marcará presença no Sincorte divulgando diversas tecnologias relacionadas à caprinocultura e ovinocultura.

Toda a programação do 5º Sincorte pode ser obtida no site http://www.sincorte.com.br/

Adriana Brandão
Jornalista - MTb CE01067JP
Embrapa Caprinos e Ovinos
(88)3112.7503

Nenhum comentário:

Postar um comentário