Diversas atrações foram escolhidas para festejar o centenário de Crateús, inclusive, Encontro de Sanfona
Crateús. Show Aéreo com a Esquadrilha da Fumaça, Céu de Crateús, Escola de Sanfoneiros, Bate Papo Musical, Literatura, Pôr do Som, Olhar sobre Crateús, Palco Centenário e Crateús Musical. Estas serão as atrações do Centenário de Crateús, no período de 4 a 15 de novembro, conforme a programação oficial lançada neste dia 8 pela Prefeitura de Crateús, em solenidade no Teatro Rosa Moraes, neste Município. Dentro desses temas estão inseridos apresentação da Esquadrilha da Fumaça, Exposição Fotográfica, Lançamento de livros e Encontro Nacional da Sanfona.
“Essa programação foi construída pelo poder público municipal e sociedade. Não é somente uma festa, é uma forma de construir o futuro. Além das várias atrações, focamos as comemorações em torno do Festival da Sanfona. Queremos marcar o centenário com esse Encontro Nacional, que se tornará parte do calendário cultural nacional”, ressaltou o prefeito Carlos Felipe Bezerra.
Para ele, ao investir e chamar a atenção do País para a beleza e importância da sanfona, resgata uma vocação do Município. “O nosso objetivo é fortalecer a cultura da nossa terra, que tem grandes sanfoneiros e favorecer o turismo cultural na região”. Para garantir a continuidade do evento, será criada a Escola de Formação de Sanfoneiros na cidade. O prefeito cita ainda que em função do “Encontro Nacional da Sanfona, Música do Mundo” e do restante da programação muitos contatos já foram feitos com a Secretaria Municipal de Cultura e hotéis. “Antevemos o sucesso da festa. Já fui informado que os hotéis locais já estão com muitas reservas para o período e iremos partir agora para articular as pousadas domiciliares”, comemora.
Shows
Segundo o produtor cultural Fernando Elpídio, que organiza o Encontro, durante os três dias de evento, de 12 a 15 de novembro, serão 34 horas de show, com músicos da região e de outros estados, num intercâmbio cultural inédito.
“A sanfona é um instrumento característico da região e utilizado em todo o mundo. Juntaremos aqui em torno dela músicos locais, estaduais e nacionais. Quebraremos o paradigma de que sanfona significa somente forró”. O produtor criou o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa do Ceará.
Silvania Claudino
Repórter
Nenhum comentário:
Postar um comentário