Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CADA QSO É UMA RIQUEZA EM INFORMAÇÔES E PRAZER!

Isso é o que o nosso “Hobby”, diferente de todos os outros, nos proporciona, a cada contato que fazemos. Às vezes não precisa nem procurar, mas simplesmente achar.

Foi o que aconteceu, no sábado à noite, precisamente às 9 da noite, quando ao passear pela “Avenida dos 40 metros” dei de cara com DK3 FW, o Dieter, radioamador alemão de Hannover, que estava fazendo QSO´s com várias estações, mundo a fora.

Escutei o Dieter fazendo vários QSO´s e sempre que ele terminava com um deles, voltava a chamar geral, sendo contestado após cada chamado. No penúltimo comunicado notei que várias estações o haviam contestado, mas ele não voltou para nenhum deles. Eu achei que a propagação não estava boa.... como realmente não estava. Esperei que as estações que o contestaram voltassem novamente, mas não foi isso o que aconteceu. Foi quando o Dieter começou novamente a chamar geral dizendo que ouviu algumas estações muito fracas, sem condições de atendê-las. Após o seu novo chamado eu não hesitei em atendê-lo, mesmo sabendo que ele teria dificuldade de me “copiar” com o meu transceptor antigo, o “Deltão”, puxando só malfadados 80 Watts. Mas, para surpresa minha o Dieter voltou com todo o vozeirão dele, com 1 Kilo de Potencia e uma antena “Crush-Craft” para 40 metros. Passou 5.9 para mim, o que me deixou a cavalheiro para ousar um QSO mais demorado, e foi o que aconteceu: conversamos por mais de uma hora, em alemão, trocando muitas idéias.

Dieter me disse que, há 4 anos atrás, esteve em Fortaleza, hospedado no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, tendo passado várias vezes em frente à Casa do Radioamador. Ele disse que ficou admirado também em ver várias antenas direcionais de Radioamadores, em cima do topo de vários edifícios de Fortaleza, coisa que na Alemanha é proibido. Ele tentou até mesmo falar com o Radioamador que tinha uma antena num edifício, mas a família informou que ele não se encontrava no momento..

Dieter disse que festejou os 40 anos de trabalho do seu cristal numa noitada bem alegre, no Hotel Villa Galé. Ela é uma ex-funcionária da “Cruz Vermelha”.

Dieter disse que gostou muito de Fortaleza e vai convidar o seu cristal para vir mais uma vez até aqui, quando começar o inverno na Alemanha; dessa vez vai trazer o equipamento e passar uns 4 meses operando por cá.

Ele mora a 20 Quilômetros de Hannover, numa aldeia com poucos habitantes.

Eu disse para ele que ele será benvindo a Fortaleza e que ofereceremos um jantar para ele.

Quando eu disse que iria para a Alemanha no final de setembro, ele me convidou para passar uns dias na casa dele.

Dieter finalizou o QSO, dizendo que lá já eram 3 horas da manhã de domingo e que precisava dormir. Ele tem 66 anos e é aposentado.

E assim,, prezados colegas são os QSO`s; cada um diferente do outro, cada um uma surpresa agradável, como sempre.

P T 7 V O I S I D N E I

Nenhum comentário:

Postar um comentário