Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Presidente do TST visita no Ceará Vara do Trabalho piloto na implantação de Processo Judicial Eletrônico

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, conheceu na tarde desta sexta-feira (23) a Vara do Trabalho de Caucaia, escolhida para ser uma das primeiras do Brasil a receber o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe/ JT). A ida à Caucaia fez parte da missão institucional, que também incluiu reunião com administração do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e visita ao Fórum Autran Nunes.

Durante a visita à Vara de Caucaia, o ministro João Oreste Dalazen destacou a necessidade de empenho de magistrados e servidores para assegurar o sucesso do PJe / JT, ferramenta que será utilizada para tramitar eletronicamente processos e oferecer aos cidadãos uma Justiça mais célere, acessível e eficiente.

Ele também ressaltou o fato de que, por ser a segunda Vara do Brasil a receber o PJe/ JT, Caucaia deve ser um espelho para as outras. Localizada na região metropolitana de Fortaleza, a Vara de Caucaia colocará em funcionamento o PJe/ JT em janeiro de 2012, logo após a unidade judiciária de Navegantes, em Santa Catarina, que receberá o novo sistema em dezembro de 2011.

No período da manhã, o ministro se reuniu com a administração do TRT/CE para conhecer os sistemas de tecnologia da informação utilizados pela Justiça do Trabalho do Ceará. Durante a reunião, foram enfatizadas as ferramentas que serão utilizadas pelo TRT/CE para emitir no próximo ano a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), instituída pela Lei Nº 12.440/2011.

Também durante a visita ao Ceará, o ministro conheceu rotina de trabalho de duas Varas do Trabalho de Fortaleza, no Fórum Autran Nunes: a 1ª e a 12ª. Elas são, respectivamente, a unidade judiciária mais antiga do estado e um das quatro Varas da Capital inauguradas na década de 1990. Um dos principais assuntos debatidos foi a alimentação de dados relacionados a processos em fase de execução.

 

Assessoria de Comunicação Social do TRT/CE
Telefones: 85 33889227
www.trt7.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário