Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Muro de contenção do avanço do mar começa a ser construído na Barrinha

 


Muro de contenção evitará avanço do mar na Barrinha. Foto: Claudimar Silva
Foto: Claudimar Silva

Os recursos da ordem de R$ 2,3 milhões para construção do muro foram obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional, através da intermediação do deputado federal José Airton, porém, alguns entraves burocráticos retardaram a disponibilização do dinheiro.

A população da comunidade da Barrinha, em Icapuí, já pode comemorar. O tão aguardado muro de contenção do avanço do mar começou a ser construído na semana passada.

Desde então, a movimentação intensa de caminhões transportando pedras e outros materiais têm mudado a rotina dos moradores. Máquinas pesadas estão fazendo o trabalho de remoção da areia e escavação para assentamento das pedras.
A praia da Barrinha têm sofrido constantemente pelo avanço do mar na faixa litorânea do município de Icapuí. Outras praias do município, e também do Ceará, são atingidas pelo mesmo problema. No entanto, nessa comunidade, os estragos causados pela força das marés forçou a retirada de moradores da área, a demolição de casas e da escola com risco de desabar. Muitas famílias recorreram aos parentes e a ajuda do município para serem abrigados. Diante do cenário desolador e da necessidade de ações imediatas, o município de Icapuí decretou estado de emergência para agilizar o processo de liberação do dinheiro e dar início às obras.
Além do muro de contenção, parte destes recursos serão utilizados na construção de 15 casas populares a serem doadas aos moradores atingidos. Outras 30 casas já foram construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e serão entregues em breve.
Fonte: Blog A Cidade de Icapuí

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

(85) 8710.1313

Nenhum comentário:

Postar um comentário