Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito

 

alt

A Semana Nacional de Trânsito, que começou neste domingo e se estende até 25 de setembro, tem como tema este ano a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos podemos salvar milhões de vidas”. Para alcançarmos a meta do movimento mundial, que pretende reduzir em 50% o número de mortes e acidentes em dez anos, é necessária a participação de todos no combate à violência no trânsito e na conscientização para a mudança de hábitos.

Naturalmente, a sociedade brasileira, na qualidade de vítima em potencial dessa violência, e muito especialmente a comunidade ligada às atividades de trânsito, necessita que os governos da União, dos Estados e dos Municípios acatem integralmente a decisão da ONU e as recomendações da OMS, e passem a implementar, imediatamente, um plano nacional para reforçar a segurança de trânsito no Brasil.
Não existe a menor possibilidade de tratar a violência no trânsito sem falar e pensar que as soluções passam por políticas de Estado permanentes e que ultrapassem as fronteiras dos governos. A pergunta que temos hoje é: até quantos mortos o País está disposto a suportar para tomar uma medida mais drástica para combater os acidentes de trânsito?
Nesta semana, em especial, estamos todos convocados - autoridades e sociedade -, para, juntos, trabalharmos pela aplicação dos principais pilares estabelecidos pela Década: uma gestão nacional da segurança no trânsito; infraestrutura viária adequada; segurança dos veículos; comportamento e segurança dos usuários; e atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação.

Hugo Leal - Deputado federal (PSC/RJ), autor da Lei Seca e representante brasileiro da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário