Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com
Li um artigo sobre escritores e escritores-leitores, publicado num dos últimos finais de semana. Gostei do texto, lúcido e coerente, mas me detenho no fecho do mesmo: “A literatura regional de cada estado só será reconhecida e admirada nacionalmente, quando encontrar seu espaço dentro de seu próprio território e entre a sua própria gente. Precisamos conhecer para reconhecer.”
É a mais pura verdade. Não que não tenhamos grandes escritores em cada Estado da Federação, reconhecidos nacionalmente, mas a verdade é que o leitor não procura conhecer a obra de autores da sua terra. E isso não se refere apenas ao leitor comum, ao público em geral, que prefere comprar os best-sellers a ler um livro de autor daqui. Os próprios escritores, não raro, deixam de prestigiam o colega que publica sua obra.
Tenho visto lançamentos de escritores de literatura produzida aqui no Estado, nas feiras do livro aqui, nos quais pouquíssimos escritores têm comparecido. Dá pra contar no dedo quem aceita o convite e vem comprar o livro de autor local. Os escritores, no geral, parecem não prestigiar muito os seus pares.
Na maior cidade do Estado, onde está sendo formada uma Confraria reunindo todos os escritores da cidade, três deles fizeram recentemente um lançamento de seus livros na cidade, mas das dezenas de escritores que fazem parte da nova agremiação, apenas alguns poucos deles, os que sempre estão presentes a eventos literários, prestigiando os colegas, é que compareceram.
Então o trabalho feito por algumas boas escolas, no que diz respeito a trabalhar escritores locais em sala de aula, lendo sua obra, fazendo trabalhos sobre ela, convidando os focalizados para interagir com os alunos, é de vital importância para que leitores em formação conheçam autores que às vezes moram ao lado de suas casas, mas de quem nunca leram uma linha.
É esse trabalho de base, essa aproximação autor/leitor, que precisa ser feito pela escola, que vai fazer com que o leitor em formação conheça e reconheça a literatura produzida perto dele, no mesmo tempo e espaço em que ele se insere.
Já perguntei, em palestras para primeiro e segundo graus, quais os escritores da cidade onde estávamos, os estudantes conheciam. E ninguém levantou a mão para responder. Eu insisti que havia vários escritores da cidade escrevendo crônicas nos jornais locais, mas mesmo assim não eram conhecidos.
Em uma cidade, apenas, a pergunta encontrou algum eco, um ou outro autor foi citado, pois a escola já os tinha trazido para conversar com os alunos, como estava fazendo comigo, então alguns responderam, mas muitos outros escritores, alguns com romances publicados em nível nacional, não foram lembrados.
De maneira que a escola tem um papel fundamental nessa aproximação autor/leitor, nessa possibilidade de levar a obra do autor que reside na mesma cidade do aluno até ele. Não estou dizendo que é fácil, porque sei que há muitas dificuldades enfrentadas pelos professores, até o próprio conteúdo programático, que não raro, deixa de facilitar essa tentativa de popularizar a nossa literatura. A própria situação caótica do Ensino, hoje, no Brasil, dificulta isso.
Mas é preciso começar em casa. Casa que não tem livros é casa que tem criança com menos possibilidade de vir a gostar de ler. Ter livros diante dos olhos, ter livros nas mãos, mesmo antes de aprender a ler é condição sine qua non para que nossas crianças venham a gostar de ler. Eu já comprovei isso mais de uma vez.
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