Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mercado do Artesanato

 

 

O prefeito Veveu Arruda, juntamente com secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Aurélio Aragão e representantes do SEBRAE, CDL e Associação dos Artesãos de Sobral - ASAS, abriram oficialmente na manhã desta terça-feira (27), o Mercado do Artesanato, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e aprimoramento do artesanato sobralense, como expressão cultural e geração de renda visando, ainda, o fortalecimento da economia local por meio do apoio aos artesãos autônomos e a grupos produtivos.
O Evento que ocorrerá de 27 a 30 de setembro, no Centro de Convenções, tem como objetivo impulsionar a atividade artesanal no município como ação cultural e econômica.
O Projeto Mercado do Artesanato integra o Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado do Ceará (FEC), pela Lei 13.818, de 16 de agosto de 2006, e abrange a formação de 500 artesãos de Sobral e região norte, incluindo atividades teóricas teóricas e práticas.
O Mercado do Artesanato tem como ênfase a formação em nossa história, para que os produtos artesanais desenvolvidos a partir do evento, sejam mais representativos de nossa cultura, agregando valor cultural às peças, como elemento impulsionador da comercialização dos bens produzidos artesanalmente.
O Evento é composto por atividades teóricas – palestras, cortejos, aula-espetáculo, visitas guiadas ao Centro Histórico – e atividades práticas, como oficinas de aproveitamento de tecidos; bordado (rechilieu, cheio); artes plásticas em gesso, madeira, cipó, palha de carnaúba; tecelagem, pinturas, reciclados, gastronomia e couro.
O encerramento, no dia 30 de setembro, acontecerá com um encontro dos mestres da cultura popular: Irmãos Aniceto (Crato-Ce); Reisado do Mestre Antônio Ferreira (Lagoa do Mato/Aracatiaçu); e grupo de Martônio Holanda. No período de 05 a 13 de outubro será inaugurado, na Casa da Cultura, uma exposição onde serão expostos os produtos desenvolvidos no Mercado do Artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário