Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

POR QUE OS RADIOAMADORES ATUAIS SE PREOCUPAM TANTO COM O ÁUDIO?

 

Fazendo uma comparação um pouco grosseira, mas objetiva, os equipamentos de Radioamadores e os motores de automóveis não mudaram em nada após as suas invenções. Hoje, se desmontarmos um motor de carro vamos ver que 90% do que encontramos lá são os mesmos componentes de quando foram criados os primeiros carros.

O mesmo acontece com os transceptores de Radioamadores; ali encontramos: pré-amplificador de microfone, bobinas de sintonia, VFO, circuito de modulador balanceado, tanque final, etc., tudo igualzinho ao que havia desde o começo da invenção dos transmissores.

Hoje o que existe são transceptores modernos, com alguns adornos, em cima do que já existia, desde muitos anos, como limitadores de ruído, DSP, etc. .

Quando corujamos os colegas possuidores desses transceptores modernos, notamos que eles não “fazem mais rádio”, como costumeiramente dizemos, mas ficam o tempo todo se perguntando: como está o meu áudio, como está o meu áudio, como está o meu áudio, tema este que era muito pouco falado na época do AM, porque essa modalidade representava e representa até os dias de hoje, o melhor áudio Hi-Fi que se conseguiu até agora; AM não tem distorção, enquanto FM e DSP têm; sabe-se que o melhor áudio se consegue é aquele com duas válvulas EL34 na saída do áudio, apoiadas por um circuito envolvendo outra excelente válvula a 12 AX7, que é um duplo triodo pré-amplificador de microfone; por sinal os colegas Radioamadores que usam transceptores com DSP já estão até mesmo adquirindo “mesas” para microfones, com circuitos feitos de válvula 12AX7, no intuito de melhorarem a “performance” dos transceptores devido à distorção produzida por DSP.

Quando nós operávamos com os antigos transmissores valvulados de AM, como os DELTAS GELOSO, raramente nós fazíamos a pergunta “como está o meu áudio”, porque todos aqueles transmissores tinham a mesma qualidade de áudio e ninguém ia se preocupar de fazer a pergunta tão redundante. As únicas vezes que alguém reclamava do áudio era quando aquela malha do cabo de microfone feita de muitos fios fininhos dourados se enferrujava e ia se quebrando até isolar do terra provocando um zumbido desagradável para quem estava do outro lado nos escutando.

Portanto, colegas, o melhor áudio Hi-FI é o AM, Você não precisa ir atrás de outro. Por mais que os colegas possuidores de transceptores com DSP procurem melhorar o áudio deles, nunca irão chegar a nenhuma conclusão, pois o SSB já é uma deformação do AM e o DSP, uma deformação dos dois, o que ainda complica mais a situação.

Além de tudo isso eu já notei que os transceptores com DSP precisam ser sempre reconfigurados cada vez os ligamos para falar.

P T 7 V O I S I D N E I

Nenhum comentário:

Postar um comentário