Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nave Endeavour se desacopla da ISS pela última vez

 

Ônibus espacial retorna à Terra após uma missão de 16 dias no espaço. Pouso está previsto para acontecer nesta quarta, 1° de junho

EFE

 

Foto: Reuters Ampliar

Nave Endeavour é vista próximo à Estação Espacial Internacional

A nave Endeavour, com seis astronautas a bordo, se desacoplou pela última vez da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), um complexo que ajudou a construir durante quase duas décadas, e faz seu retorno final à Terra após uma missão de 16 dias.

A NASA informou que a nave se separou à 0h55 (horário de Brasília) do complexo internacional que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra e se desloca a 27.000 km/h.

Após soltar as amarras o Centro Espacial Johnson, de onde se controla a missão, guiou a nave em uma pirueta de 360 graus que permitirá que os astronautas na ISS inspecionem o revestimento térmico que protegerá a nave em seu reingresso na atmosfera terrestre.

A aterrissagem no Centro Espacial Kennedy está programada para quarta-feira 1º de junho. Esta missão incluiu quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour, que foram as últimas programadas na era das naves, iniciada em 1981 e que chegará a seu final em julho com a missão do Atlantis.

Segundo os dados da NASA, a duração total de todas as jornadas de trabalhos extra veiculares dentro do programa de construção e operação da ISS a partir de 1998 superou as mil horas, uma vez terminada a caminhada de hoje.

Os seis tripulantes da Endeavour são o comandante, Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff; e o astronauta da Agência Espacial Européia, Roberto Vittori.

Na ISS estão os americanos Catherine Coleman, Roland Garan e os russos Dmitri Kondratiev, Aleksander Samokutiayev e Andrei Borisenko, além do italiano Paolo Nespoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário