Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

'A gente vira criança', diz, aos 100 anos, idosa que voltou à escola

 

Isolina Mendes Campos fez aniversário no último dia 25, com festa.
Ela freqüenta aulas em uma turma de educação para adultos.

Vinícius Sgarbe Do G1 PR

 

Isolina e as colegas da escola, em Londrina, no Norte do Paraná. (Foto: Gilberto Abelha/Gazeta do Povo/Futura Press)Isolina e as colegas da escola, em Londrina, no Norte do Paraná.
(Foto: Gilberto Abelha/Gazeta do Povo/Futura Press)

Às 5h da manhã deste domingo (29) a mineira Isolina Mendes Campos levantou, em Londrina, no Norte do Paraná. Acorda bem cedo todos os dias, mas hoje estava rouca, resfriada. A semana passada foi agitada para ela, muitas homenagens. Não é todo dia 25 de maio que se tem uma festa de aniversário de cem anos para mais de 300 pessoas. Quando o G1 perguntou se podia entrevistá-la, respondeu: “O senhor veio na minha festa?”. Mas o assunto era outro: a volta dela para a escola.

“Quando a gente nasce, a idade começa a contar para frente. Mas tem uma hora que começa a contar para trás e a gente vira criança de novo”. Fala da recente volta para a escola. Há cerca de dois meses Isolina freqüenta aulas noturnas de uma turma de educação para adultos. Os colegas têm mais de 45 anos.

Ela diz que fez muito amigos e colegas e que, quando falta, eles mandam chamar. Sobre a professora, diz “gosto demais. No dia da festa ela apareceu. Estava tão alegre que só vendo”.

Se o assunto é o gosto tem pelas matérias, “não conheço letra nenhuma, não conheço nada”. E termina: “O senhor não repare eu não poder conversar direito, por causa da voz rouca”.

Família
Isolina mora com o filho e a nora em uma casa do Conjunto Mariano. Tem costume de limpeza e, sem suportar louça na pia, ainda é pega fazendo tarefas domésticas. "Se deixar, ela lava roupa", entrega a família.

Três vezes por semana ela se arruma para ir à igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário