Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

“TODOS PELA EDUCAÇÃO”

Uma campanha de valorização dos professores foi lançada, no dia 12 de abril, pelo movimento “Todos pela Educação”. De lá para cá, a mobilização nas redes sociais tem aumentado e até a imprensa está comentando o tema.

A importância da campanha é primordial, num momento em que não dá pra esconder o sucateamento da educação brasileira. Os cursos superiores de licenciamento estão se esvaziando, porque não há motivação para que as pessoas estudem para serem professores, com a perspectiva sombria de salários baixos, escolas sem manutenção e sem equipamentos, falta de valorização enfim, por parte do poder público e até da sociedade.

O slogan da campanha é “Um bom professor, um bom começo”. Excelente slogan, o retrato da mais pura verdade, mas nos remete a uma pergunta mais intrigante: o professor não foi aluno dessa mesma escola ruim que estamos tentando melhorar? Para ser um bom professor, ele não deveria ter tido um bom começo?

Para vir a se formar um bom professor, o estudante precisa ter um ótimo ensino fundamental, um bom ensino médio, um bom ensino superior. Se não tiver isso, se a qualidade do ensino obtida por ele no decorrer da sua formação não for boa, como poderá ser um bom professor? Porque o professor é fruto, é resultado da educação que o país oferece. E a educação que o Brasil oferece é boa o suficiente para termos bons, eficientes e competentes profissionais?

Há um desrespeito crescente para com os educadores e para com os estudantes. Não são dadas condições decentes para o desempenho da profissão de professor, nem condições condizentes para o estudante aprender, se formar.

O comando do país mudou (mudou?), o comando dos Estados também, na última virada de ano. O que estão fazendo a presidente e os governadores para melhorar a educação que fingimos não ver que está se encaminhando para a falência total?

Recentemente anunciou-se mudanças no Ensino Médio. Mudanças que não garantem melhorias, infelizmente parecem mais uma desobrigação do governo para com a sua responsabilidade de garantir qualidade para o ensino de segundo grau.

Esperemos que eles botem a mão na consciência, tomem conhecimento da campanha e se unam a todos os brasileiros no sentido de resgatar o ensino de qualidade, para que tenhamos, daqui para a frente, estudantes mais aptos a se formarem bons profissionais. Não só na área da educação, onde são tão necessários, sem que tiremos a importância e o valor de tantos professores dedicados e abnegados atuando por esse Brasil afora, mas em toda e qualquer área.

 

Por Antônio Carlos Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário