Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

IPVA pode cair em até 50% em 2010

Diante de tantas despesas no período natalino e no início do ano novo, época em que se concentram os gastos com as férias, aquisição dos livros escolares e pagamento de tributos, um alento para o contribuinte cearense proprietário de veículo automotor. O IPVA de 2010 de alguns modelos de veículos deverá sofrer redução nominal de até 50%, em relação ao valor pago no ano passado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel), Everton Fernandes, a média da redução do valor do IPVA será de 30%, apesar da manutenção da alíquota de 2,5%, para os carros. Já os proprietários de motocicletas também serão beneficiados em 2010, com a redução da alíquota do imposto incidente sobre o bem, de 2% para 1%.

De acordo com Fernandes, a redução do imposto decorre da desvalorização natural dos veículos usados, de um ano para o outro; bem como de alteração no conceito de alguns modelos, sobretudo dos mais populares, como Gol, Celta e Pálio. Conforme explicou, os carros populares, independentemente de conterem acessórios opcionais, como ar condicionado, vidros-elétricos e direção hidráulica ou quatro portas, serão considerados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) como básicos. (DN).

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário