A Polícia Rodoviária Federal de oito Estados (RS, MG, AL, CE, MS, BA, RJ e PE) e do DF já se encontram em Estado de Alerta, precedendo ao Estado de Greve, por mudanças na Direção Geral.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
SOBRAL. CSPU realiza reunião mensal

Aconteceu no último dia (28), no auditório do Espaço Vida Saudável, a reunião mensal do CSPU (Centro Sobralense de Pesquisas Ufológicas). Na reunião aproximadamente trinta pessoas, foram estudar e discutir as questões ufológicas ocorridas no último mês na Zona Norte e conferir a palestra do ilustre espiritualista Dr. Siridó. Na reunião os participantes tiveram a oportunidade de conferir a palestra “'O que os Extraterrestres fazem aqui”, proferida pelo escritor e advogado.

O palestrante apresentou os fatos de sua pesquisa e discorreu sobre os possíveis motivos das freqüentes visitas ao nosso planeta. Em sua apresentação, tratou de assuntos importantes para a ufologia, como o caso de filmes que foram feitos com o tema, como é o caso da película “guerra nas estrelas”, entre outros. Comentou ainda, que por estarmos no final de uma grande era de Peixes e estaríamos entrando na Grande era de Aquários. Tratou ainda das raças do universo que nos observam e com o intuito de dar continuidade a raça humana, vêem constantemente buscar dados genéticos (sangue, sêmen, e outras órgãos e tecidos) para armazenarem no banco de dados galáctico. O escritor tirou dúvidas sobre o tema mais latente na atualidade, as profecias maias e o possível fim de 2012, o da teoria dos antigos astronautas, seres extraterrestres que teriam ajudado no desenvolvimento das civilizações antigas. Segundo estudos egípcios, comprovados mais tarde pela ciência, um determinado signo é atravessado a cada 2.146 anos (25.750 anos dividido por 12 signos) e durante esse período (ou era astrológica), o signo em questão influencia toda a humanidade. O escritor fez recorrentes observações de que nenhuma data anterior a essa foi tão importante para tantas culturas, cientistas e governos, ao mesmo tempo, na espera de algo extraordinário. Devido ao solstício de 21-12-2012, provocar o alinhamento planetário em nossa galáxia, provocará uma inversão do campo magnético da Terra, ocorrendo assim cataclismos, e possivelmente a aniquilação da raça humana e o início de um outro tipo de mundo, com a nova raça.
Dentro da sua visão cosmológica, esotérica e espiritualista da ufologia, o palestrante proferiu e discorreu plausivelmente sobre seu assunto, fica desde já o convite para a próxima reunião ufológica.
Em breve, estaremos disponibilizando á filmagem da reunião.
Por: Elenilton Roratto
Após apagão, energia é restabelecida em todo o Nordeste
A energia elétrica já foi restabelecida nos Estados do Nordeste afetados pelo apagão, segundo o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira.
Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local, 0h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira (3), após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada desta sexta-feira (4).
O apagão atingiu pelo menos sete Estados (Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), onde moram cerca de 53milhões de pessoas. Havia relatos de falta de energia em alguns bairros de cidades do Piauí e no Norte do país, mas o ministro disse que essas áreas não foram afetadas.
O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram, o que ativou o sistema de proteção da rede. Quando técnicos tentaram religar, ocorreu o desligamento total do fornecimento de energia de três usinas da região.
Estados atingidos
Em Alagoas, a luz começou a voltar por volta das 2h40. A energia, no entanto, só foi totalmente reestabelecida na capital às 4h.
Em Maceió, segundo nota oficial da prefeitura, o apagão desprogramou os semáforos da capital alagoana. Guardas municipais fizeram o controle do trânsito e orientaram os motoristas durante a manhã desta sexta-feira.
Já em Pernambuco, boa parte da energia retornou por volta das 3h (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros do Recife continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.
Em Recife, uma confusão entre detentos no presídio Anibal Bruno – o maior do Estado – terminou com dois presos esfaqueados por um colega de cela do pavilhão D. Um preso foi morto e outro ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital da Restauração.
Segundo o JC Online, há relatos de saques na capital pernambucana. Em Campo Grande, na zona norte da cidade, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A polícia também estava com dificuldade para trabalhar por conta da falta de luz. Em Ouro Preto, também na zona norte, e em Peixinhos, em Olinda, moradores relataram casos de arrastão.
De acordo com o ONS, o Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília). O site da Tribuna do Norte também informou que o aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim (RN), teve problemas por conta dos geradores, que demoraram a funcionar. Dois voos foram cancelados e um teve que ser transferido para Fortaleza.
Segundo o site O Povo, do Ceará, os dois principais hospitais públicos do Estado (IJF e HGF) tiveram que acionar seus geradores de emergência. O fornecimento de energia elétrica já foi normalizado em Fortaleza, mas cidades do interior do Estado ainda estão sem energia. Durante a manhã, diversos semáforos apresentavam problemas e complicavam o trânsito na capital.
Segundo o A Tarde, da Bahia, todos os bairros de Salvador ficaram sem energia na noite de quinta, a partir das 23h30. O show da cantora Ivete Sangalo, no Festival de Verão, começou com 40 minutos de atraso e todos os equipamentos funcionaram à base de geradores.
Ainda na Bahia, o pólo industrial de Camaçari teve os acessos fechados pela Polícia Rodoviária Estadual por questões de segurança, já que o local abriga diversas indústria do setor cloroquímico.
Um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju, em Sergipe, também foi relatado por moradores ao site.
Dilma inaugura agenda internacional com viagem à Argentina
Presidente vai assinar acordos na área de energia nuclear.
Ela também se reúne com as mães e avós da Praça de Maio.
Nathalia Passarinho Do G1, em Buenos Aires
A presidente Dilma Rousseff
(Foto: ALEXANDRO AULER/AE/AE)
A presidente Dilma Rousseff inaugura a agenda internacional do novo governo nesta segunda-feira (31) com uma visita à Argentina. Ela chega em Buenos Aires às 11h e se reúne reservadamente com a presidente Cristina Kirchner, na Casa Rosada.
Depois do encontro privado, Dilma recebe as mães e avós da Praça de Maio, mulheres que perderam filhos e netos na ditadura militar argentina.
Ao G1, a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela Barnes de Carlotto, disse que vai falar com Dilma da importância de se “resgatar a verdade da ditadura”, através de uma investigação sobre a morte de militantes brasileiros nas décadas de 60 e 70. Na Reunião, Estela vai transmitir à presidente a experiência da Argentina na busca por filhos e netos desaparecidos.
Depois do encontro com as mães e avós da Praça de Maio, Dilma e Kirchner se reúnem com ministros brasileiros e argentinos. A comitiva brasileira é formada por oito ministros: Nelson Jobim, do Ministério da Defesa, Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para Mulheres, Mário Negromonte, das Cidades, Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, Paulo Bernardo, das Comunicações, Antônio Patriota, das Relações Exteriores, Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o ministro interino do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
Após a reunião ampliada, serão assinados acordos nas áreas de energia nuclear, comércio, habitação e construção civil.
Acordos
Um dos principais atos a serem assinados nesta segunda é o que prevê a construção conjunta de dois reatores nucleares. A parceria inaugura uma fase de colaboração progressiva entre Brasil e Argentina no âmbito da indústria nuclear.
Segundo o sub-secretário-geral para América Latina, América do Sul, América Central e Caribe, Antônio Simões, o Brasil vai usufruir com este acordo do “expertise” argentino.
“A Argentina tem uma experiência muito grande na construção de reatores. E é muito importante que a gente possa fazer um reator em conjunto. A idéia é fazer com que toda essa parte da indústria nuclear possa ser trabalhada em conjunto”, afirmou, destacando que a construção dos reatores é para fins pacíficos e que o Brasil seguirá atentamente as regras da Agência Internacional de Energia Atômica.
Serão assinados ainda um memorando sobre bioenergia, um acordo para a construção de uma ponte que ligará São Miguel do Oeste (SC) à cidade argentina de San Pedro, e uma declaração com detalhes da parceria entre os dois países para a construção de duas usinas hidrelétricas.
O Brasil também colocará à disposição do governo argentino, por meio de um convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Planejamento da Argentina, a “fórmula” do programa Minha Casa, Minha Vida.
Dilma e Kirchner querem ainda promover uma parceria para que os dois países conquistem juntos outros mercados. Para isso, será assinado um memorando de entendimento que visa uma "promoção comercial conjunta".
"São mecanismos para que a gente, em diversos mercados, a gente possa não somente vender o Brasil, mas também a Argentina. E a Argentina do mesmo modo. A idéia é somar esforços para conquistar novos mercados para os dois países", disse Antônio Simões
Declaração
Após a assinatura de atos, as presidentes brasileira e argentina farão uma declaração à imprensa. Segundo o Itamaraty, por determinação de Kirchner, não serão permitidas perguntas às duas governantes.
Em seguida, Dilma e Kirchner almoçam no Palácio de San Martín. A previsão de retorno da presidente ao Brasil é às 16h30.
Aliança estratégica
Em entrevista a jornais argentinos, Dilma explicou que escolheu Buenos Aires como primeiro compromisso internacional porque considera “estratégica” a relação com a Argentina. Segundo ela, o futuro da integração sul-americana depende da profundidade dos laços entre os dois países.
“Com a presidente Cristina Kirchner pretendo ter uma relação muito próxima, porque Brasil e Argentina têm a responsabilidade perante a América Latina de fazer com que a região tenha mais presença e espaço de ação no cenário internacional”, afirmou
Para a presidente, não é possível haver desenvolvimento no Brasil sem que os países vizinhos acompanhem. “O governo brasileiro assume, uma vez mais, o compromisso com o governo argentino de uma política conjunta na estratégia de desenvolvimento da região. Nós entendemos que o desenvolvimento do Brasil tem que beneficiar o conjunto da região”, defendeu.
Sobral é destaque nacional em programa de redução da mortalidade infantil
Projeto Trevo de Quatro Folhas acompanha grávidas e crianças até 2 anos com assistência social e alimentar.
Um trabalho desenvolvido desde 2001 no município de Sobral, é destaque nacional através do jornal O Globo deste domingo (30), em reportagem das jornalistas Isabela Martin e Leila Youssef.
Trata-se do projeto Trevo de Quatro Folhas, que consiste no acompanhamento para grávidas e crianças até 2 anos, com assistência social e alimentar.
A iniciativa permitiu reduzir a taxa de mortalidade infantil de 29 para 13,6% a cada mil nascidos vivos em 2010; há dois anos não há registro de morte materno em Sobral.
O Globo mostra como funciona o programa, que já ganhou reconhecimento internacional com o primeiro lugar na categoria Inovação Social, numa das edições do prêmio concedido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal), organismo da ONU.
Por: Luciano Augusto
domingo, 30 de janeiro de 2011
Quadrilha dribla sistema de segurança e arromba caixa eletrônico do Banco do Brasil
Um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, localizada na avenida Alberto Maranhão, Centro, foi arrombado com um maçarico, por volta da meia-noite, na madrugada da sexta-feira para ontem.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops), do Segundo Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, foi acionado por populares que passavam pela rua e viram fumaça saindo do banco. Até o momento, não há pistas sobre quem pode ter sido o responsável.
Uma guarnição foi enviada imediatamente ao local, mas não foi localizado qualquer suspeito. A fumaça foi produzida por um maçarico, encontrado pelos policiais na agência, utilizado para abrir o caixa. Próximo ao caixa eletrônico havia uma máscara facial, cinco rolos de fita adesiva e uma bolsa de viagem.
As informações que se tem até agora são as seguintes: os criminosos isolaram o sistema de alarme do banco utilizando isopor. O banco possui um sistema eletrônico que trava as portas de acesso interno ao prédio, às 10h.
Antes deste horário, alguém entrou na agência e colocou isopor por cima dos aparelhos de segurança, que ficam colados à parede. Puseram também uma espécie de isolante - talvez isopor - na porta central, para que ela não travasse. Apenas um caixa foi arrombado, mas tentaram quebrar também um segundo.
Dr. Lima
Cestão em foco, está no ar todas as Segundas –feiras
Está no ar todas as Segundas –feiras “ Gestão em Foco”, um programa que traz Dicas empresariais, casos de Sucessos, notícias, entrevistas, programação cultural e talentos locais. Tudo isso você ouve através das ondas da 98,3 Jangadeiro FM. Apresentação, Daniel Nogueira (dono da Eletromil), Márcio Rocha e Thales Andrade, participe você também, vale a pena conferir. Toda segunda, às 20 horas.
PRF entra em estado de greve
Em unanimidade, os Policiais Rodoviários Federais do Estado do Ceará decidiram deliberar o estado de greve em assembléia realizada ontem (27) na sede do sindicato.
Os Policias Rodoviários Federais do Ceará cobram melhorias nas condições de trabalho e a renovação da Direção Geral e na Superintendência Regional da PRF sob ameaça de greve.
A presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Ceará (SINDPRF-CE), Tatiane Vasques, informa que a categoria poderá entrar em greve no começo de março. "Caso nossas reivindicações não sejam atendidas, paralisaremos nossas atividades dia 04 de março".
Segundo Tatiane, alguns policiais, inclusive ela, estão sofrendo 'perseguição' desde que aderiram ao movimento.
Também estão em estado de greve as PRF's de Alagoas, Distrito Federal , Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Nacionalmente, a reivindicação é por concurso público e a renovação da Direção Geral.
Dias 16 e 17 de fevereiro os policiais irão à Brasília para tentar um encontro com o Ministro da Justiça. Se não forem recebidos prometem fazer uma vigília de 1 semana para então deflagrarem a greve.
Em visita à Argentina, Dilma se reunirá com as Mães da Praça de Maio
Em sua primeira viagem internacional, a presidente Dilma Rousseff se reunirá, na segunda-feira (31), na Argentina, com Mães e Avós da Praça de Maio -- que há três décadas cobram o paradeiro dos desaparecidos políticos, dos bebês seqüestrados pelos militares, além da punição dos envolvidos no assassinato e em torturas de 30 mil civis durante a ditadura militar argentina (1976-1983).
Para o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a reunião com as Mães e Avós da Praça de Maio é um símbolo da vitória da democracia na América Latina, representando a derrota da ditadura nos dois países. Ele lembrou que a própria presidente Dilma foi prisioneira da ditadura brasileira (1964-1985) e vítima de torturas.
Dilma é encarada nas organizações de defesa dos direitos humanos em Buenos Aires como uma figura que permitirá impulsionar as investigações sobre assassinatos e torturas dos regimes militares do Cone Sul.
O parlamentar petista afirmou também que o encontro de Dilma Rousseff com a presidente argentina Cristina Kirchner tem um significado igualmente importante do ponto de vista da participação das mulheres na política. É a primeira vez que duas mulheres presidentes se reúnem dentro no Mercosul para tratar de assuntos políticos bilaterais.
Dilma visita a Argentina, na sua primeira viagem ao exterior, acompanhada pelos ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, da Defesa, Nelson Jobim, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
A presidente chega a Buenos Aires, no domingo (30), por volta das 18h30. Na segunda-feira, Dilma cumprirá uma intenso dia de compromissos. Pela manhã, ela se reúne com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em seguida haverá uma reunião ampliada com ministros argentinos e brasileiros. Acordos em várias áreas serão firmados.
Você já viu alguém fazer greve para trabalhar melhor? A PRF vai fazer
Os Policiais Rodoviários Federais do Estado do Ceará entram em estado de greve, conforme deliberado em assembléia realizada no dia 27 de janeiro de 2011, na sede deste sindicato. O que diferencia esta greve é que a mesma não é movida por salário, mas sim por condições de trabalho e por uma renovação na Direção Geral e na Superintendência Regional.
Conforme decisão unânime do efetivo em todas as votações, o calendário de mobilizações proposto na reunião dos sindicatos ocorrida dia 17 de janeiro em Porto Alegre, foi acatado pela categoria, que solicitam audiência pessoal de seus representantes sindicais com o Ministro da Justiça para que haja uma renovação.
Foi ainda deliberado a manifestação pelo ROD "0" (ZERO) em apoio aos colegas da CIOP, removidos por ato arbitrário da lavra do superintendente substituto para a 1ª Delegacia, contrariando dispositivos legais internos e ferindo frontalmente a legislação pátria. Atos arbitrários como estes dão ainda mais força para o engajamento de mais colegas na luta contra uma administração decadente que ainda insiste em se agarrar ao cargo. O momento na assembléia foi de grande união com a presença de grande número de policiais da ativa que anseiam por mudanças.
Ressaltamos que o desgaste da direção geral com o efetivo do Ceará, segundo enquete feita no site do SINDPRF-CE, onde cada usuário registrado pode votar somente uma vez, demonstra rejeição de 97,37% do atual Diretor Geral. O efetivo também se manifestou pela rejeição do atual superintendente que deteve 89,29% de rejeição!
Com o estado de greve declarado pelo estado do Ceará, já são quatro Estados em estado de greve, além do Distrito Federal. Ainda haverá manifestação de outros Estados da federação para deliberar sobre a adesão ao movimento, porém o índice de rejeição nacional do atual Diretor Geral do DPRF está acima de 90%.
Destacamos a presença dos assessores dos deputados federais Chico Lopes e José Guimarães, que deram todo o apoio ao movimento, se comprometendo em intercederem junto ao Ministro da Justiça para marcar reunião com os representantes sindicais em prol do movimento. Houve também a presença da imprensa, registrando entrevista com a presidente do SINDPRF/CE, Tatiane Vasques Monteiro e o movimento de nível nacional em luta de uma nova PRF!
A Diretoria
--
Luzia Dantas
Diretoria de Divulgação-SINDPRF-CE
Contato: 85 87870220
http://br.mc1613.mail.yahoo.com/mc/compose?to=luziadantas@hotmail.com
Prédio em construção de 32 andares desaba em Belém
Um edifício em construção de 32 andares desabou neste sábado na cidade de Belém, no norte do Brasil, quando uma equipe de operários estava no local trabalhando, informaram neste sábado fontes oficiais.
Segundo uma fonte do corpo de bombeiros, citada pela emissora "Globonews", sete funcionários estavam trabalhando neste sábado no local do acidente, mas quatro deles abandonaram a área das obras antes do desabamento.
Inicialmente, no fim da tarde, a informação divulgada pela Polícia Militar era de que cerca de 15 operários estavam no local.
Previamente, o coordenador adjunto da Defesa Civil do Pará, Augusto Sérgio Lima de Almeida, tinha garantido que pelo menos cinco pessoas estavam soterradas.
Não há informações sobre o número de pessoas que estavam nas casas vizinhas na hora do acidente.
Por enquanto nenhuma fonte oficial informou de vítimas mortais.
Segundo fontes da Polícia Militar citadas pela imprensa local, integrantes do corpo de bombeiros, as equipes de resgate, agentes policiais e, inclusive, o governador Simão Jatene se deslocaram ao local que permanece isolado.
EFE
Terremoto de 4,8 graus atinge região central da Hungria
Budapeste, 29 jan (EFE).- Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu nesta tarde de sábado a região central da Hungria, sem ter registrado nenhuma vítima até o momento.
PUBLICIDADE
O epicentro do terremoto se situou em Oroszlány, 40 quilômetros a oeste de Budapeste, e o terremoto durou pouco mais de 10 segundos, segundo informou a porta-voz da Defesa Civil, Tímea Petróczi, à agência "MTI".
O tremor pôde ser sentido tanto em Budapeste como na capital eslovaca, Bratislava, e levou muitos cidadãos a abandonarem suas casas.
A Defesa Civil informou que foi o tremor mais forte na Hungria desde 1985.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Bundas brasileiras
Por Celso Athayde . 28.01.11 - 15h02
Bundas brasileiras
Ontem, no jantar, vi umas bundinhas na TV. Sim, eu comia um PF (prato feito) com dois amigos e um deles me mostrou uma cena da chamada preferência nacional. Era um programa voltado pro público feminino e a apresentadora entrevistava um empresário japonês que veio fazer divulgação de algo sobre tecnologia.
Enquanto eles falavam, umas moças dançavam, mesmo sem música, tipo no Pânico. Daí a apresentadora perguntou: “E o senhor já conheceu uma de nossas mulheres?” Antes mesmo de ele responder, ela continuou: “O que achou? Nossas mulheres são as melhores e mais lindas do mundo, né?!”
Evidentemente que eu já tinha escutado essa pergunta milhões de vezes, nos mais variados programas de televisão. Mas não sei porque, ontem não bateu bem. A impressão que dava é que ela perguntava se ele já havia experimentado um churrasquinho, ou seja, um produto nosso de exportação ou de sedução.
O senhor oriental, após a tradução, olhou para a apresentadora sorridente e para as bundas das dançarinas e deu aquele típico sorriso meio oculto e meio desavergonhado de quem já tinha, sim, experimentado uma brasileira num dia de folga!
Nem sei se deveria, mas me senti mal e ficava nítido que certas perguntas estão vestidas de um conceito anômalo, mesmo que sem intenção. Perguntar ao velho o que ele achou era ratificar um olhar que existe sobre nossas mulheres que, independentemente de serem sensuais e tropicalmente lindas, não precisam ser lembradas como algo vulgar pela mídia, a verdadeira valorização do conceito “bom, bonito e barato”.
Claro, podemos dizer que a realidade feminina hoje é melhor do que há cinqüenta, cem anos, mas temos que ter cuidado para que aqueles que deveriam ajudar a diminuir a pressão sobre o país, considerado o paraíso da exploração sexual e do tráfico de mulheres, não confirmem a idéia de que “dançarina” seja a única profissão das brasileiras.
Nada contra a profissão, mas devemos concordar que essa não é uma característica tão marcante. É algo que está apenas no imaginário. Essa “cultura” está tão concentrada que até os vídeos de agências de turismo tiram sarro e claro, agridem a imagem da mulher brasileira, como este aqui:
Também achei um programa americano famoso, que falava que o Brasil está deixando de ser o país do carnaval, bunda e futebol, para ser o país das riquezas naturais e boom econômico. Inclusive, o cara da TV americana falou que às vezes tem a impressão de conhecer melhor o Brasil do que alguns brasileiros que ainda não viram a potência econômica que é o nosso país, pois ainda focam apenas nas bundas.
E o pior é que o gringo não deixa de ter razão. Nós gostamos de vender as nossas bundas. E quem vende não pode reclamar do comprador. Se abriu o bar, vai ter que aturar o bêbado. Mas será que alguém se importa com isso?
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
ONG. CONSTRUTORES DA PAZ REÚNE LIDERANÇAS PARA PLANEJAREM AÇÕES PREVENTIVAS PARA O CARNAVAL 2011
Aconteceu nesta quinta feira dia 27 de janeiro de
A mesma realizou-se nas dependencias do salão de recepção do Centressum do Bairro Sumaré.
Estiveram reunidos lideranças comunitárias, tendo em destaque os presidentes das Associações Comunitárias São João Batista do Bairro Padre Palhano na pessoa do seu presidente senhor Ronaldo Vieira do Carmo,Da ssociação Construtiva São José, Senhor Neguim, do Projeto Cabra Nossa de Cada Dia na pessoa do seu diretor Jorge Luis de Paula, Pastor Francisco Vieira de Vasconcelos da Assembléia de Deus, ministério Fortaleza, Senhora Ana representando a Pastoral São José, Represntantes do Arraiá Botando Quente, representantes da catequeze do Sem Terra, e outros.
A reunião teve inicio ás 19 horas com a saudação inicial da Secretária Glória ximenes, que logo em seguida passou a palavra para o presidente da Ong. Contrutores da Paz,Senhor Edilson Silva, que em suas palavras agradeceu aos presentes e os elogiou pelo interesse a causa comunitária nos complexo Sumaré, Dom José e Padre palhano e Sem terra.
No seguimento da reunião foi apresentado o projeto da confecção da carteirinha de identificação dos diretores e ministros, projetos de inclusão de menores da Escola de Musica de Sobral, patrocinados pela Prefeitura Municipal,fazendo parcerias com a Ong Construtores da Paz, e apresentação da ação preventiva para o Carnaval 2011.
Foram ouvidas Sugestões substanciais e preventivas do Pastor Francisco Vieira de Vasconcelos,assim como do ministro da cultura Fco. Lucilane, do Senhor Ronaldo, Senhor Jorge Luis, que usaram a palavra.
A Diretoria composta, pelo Presidente, vice, secretária, e tesoureiro acolheram com atenção e carinho os projetos e seguimentos de paz para o carnaval 2011. A proxima reunião estará sendo realizada dia 24 de fevereiro mostrando resultados e ações para execução preventiva para o Carnaval 20011.
CULTO DE MISSÕES
A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Fortaleza, realizará neste domingo dia 30 de janeiro

O Preletor da Noite será o Missionário Paulista Pastor André Lira, que tem o dom da Palavra, Curas divinas e Milagres.
Estarão presentes as congregações anexas ao ministerio anfitrião,sendo elas; Caravanas do Bairro Pintor Lemos com o seu dirigente diácono Albery,do Sem Terra com o Presbitero Osmar, do Alto do Cristo com o diácono Manoel Moreira, do Sumaré com o diácono Luis Carlos,e da Congregação do Sinha saboia com o dirigente Salustiano.
O Pastor Presidente Francisco Vieira de Vasconcelos está organizando todo o aparato da festa espiritual, com oração, jejum e muita fé no Senhor Jesus. Será montado uma praça de alimentação para angariar recursos de inclusão nas despezas.
COMUNICADO -
Acontecerá dia 05 de fevereiro, o abençoado Culto de Senhoras da Igreja Assembléia de Deus Bela Vista na Cidade do Graça - Ceará.
A referida Igreja tem a direção do Pastor Valdir Fernandes naturalizado em Sobral,mas que dirige o trabalho Missionário do Senhor Jesus naquela cidade. O preletor da noite será o Presbítero Veridiano da Assembléia de Deus templo Central de Sobral.
Atendendo ao precioso convite do Pastor Valdire Pastora Mocinha, estaremos presentes naquela festa Espiritual em nome de jesus.
BALEIA BICUDA ENCALHA NA PRAIA DO PREÁ

Cruz/CE. Uma Baleia Bicuda, de cor preta, adulta, foi encontrada por pescadores, na manhã de hoje, quinta-feira, 27, encalhada na Praia do Preá, na divisa com o Parque Nacional de Jericoacoara, Litoral Oeste do Estado do Ceará, distante 300 km de Fortaleza. A baleia já estava morte e ficou na praia sob a guarda da CPMA, polícia que atua no Parque Nacional de Jericoacoara, até a chegada da equipe técnica da AQUASIS, instituição responsável pelo atendimento a encalhe de mamíferos marinhos no Ceará, com sede em Caucaia. A equipe da AQUASIS foi avisada por Fabio Lima, Presidente do DAMA – Departamento de Apoio ao Meio Ambiente. Após a chegada da equipe foi feita uma análise preliminar da Baleia pelos técnicos da AQUASIS, que fez vários cortes no animal e foi constatado que se tratava de uma fêmea e que a mesma se encontrava em estado de gestação. Também foi encontrada uma tampa de garrafa de bebida localizada no retro do animal. A cabeça e outras partes da Baleia foram levadas para análise no Laboratório da AQUASIS em Caucaia. A equipe técnica da AQUASIS era composta pela Bióloga Caterine, o Veterinário Vitor, a Bióloga Cristine Negrão e o Engenheiro de Pesca José Pitombeira. Também estiveram no local, os técnicos do ICNBio que atuam no Parque Nacional de Jericoacoara. Segundo os técnicos da AQUASIS o animal media 4,20m de comprimento, pesava cerca de 400 kg e tratava-se de uma espécie rara para o litoral cearense. Com a localização do animal, vários curiosos comparecem ao local e o que não faltou foi palpite para a possível causa do encalhamento do animal. Não é a primeira vez que fatos como este acontecem na Praia do Preá. No início da década de 60, uma grande Baleia foi encalhada no mesmo local em que esta encalhou. Em 2.009, outra Baleia também foi encontrada encalhada na vizinha Praia de Formosa, onde, posteriormente, foi encontrado um filhote de Peixe Boi que foi capturado pelas redes dos pescadores de arrasto e resgatado pela equipe técnica da AQUASIS, tendo sido transferido de helicóptero para o Centro de Reabilitação em Caucaia, onde faleceu 5 dias depois com alto grau de infecção. Tinha recebido o nome de Preá Formosa.
Dr. Lima
Candidatura Marco Maia à presidência da Câmara já tem apoio de 21 partidos
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), candidato à presidência da Câmara para o biênio 2011/2012, já contabiliza o apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Casa. Além dos partidos que já haviam formalizado apoio, ontem Marco Maia recebeu o apoio do PV, PTB, PSC e PMN, além de outros 7 partidos: PRB, PSL, PHS, PTdoB, PTC, PRTB, PRT. Ao agradecer o apoio, Marco Maia afirmou que representa uma unidade jamais vista na história da Câmara. “Esse apoio reflete a aceitação por parte do Parlamento brasileiro da idéia que estamos trabalhando de construir uma pauta positiva para o Brasil a partir do Parlamento. Precisamos valorizar o nosso Parlamento porque ele é a sustentação da democracia no nosso país”, ressaltou Maia.
Marco Maia também anunciou os nomes dos deputados que vão compor a sua chapa na eleição para a Mesa Diretora. São eles: 2ª vice-presidência: Eduardo da Fonte (PP-PE); 1ª Secretaria: Eduardo Gomes (PSDB-TO); 3ª Secretaria: Inocêncio Oliveira (PR-PE); 4ª Secretaria: Júlio Delgado (PSB-MG).
Ainda de acordo com Maia, o PMDB deve indicar um nome para concorrer a um dos cargos da Mesa no dia 31 de janeiro, e falta ainda um nome do DEM. “A composição da Mesa Diretora respeitará a proporcionalidade partidária e as regras previstas no Regimento Interno e na Constituição brasileira”, afirmou Marco Maia.
O deputado ressaltou que, mesmo com o apoio recebido, continuará trabalhando até o dia da eleição. “Me sinto compromissado como se nenhum voto tivesse e vou continuar conversando com todos os deputados, os partidos, principalmente dialogando sobre o futuro da Câmara. Não me sinto eleito, apenas acumulando forças para no dia da eleição termos um bom resultado para o país e para o Parlamento”.
Propostas Marco Maia ressaltou o que chamou de “elementos fundamentais” que deverão permear a atuação do Parlamento na próxima legislatura. Queremos tratar os principais temas como combate à pobreza, reforma tributária, mais recursos para os municípios e os estados poderem construir as políticas publicas, e a defesa do crescimento e do desenvolvimento do país”, disse.
Novo Anexo - Sobre a possibilidade de construção de um novo anexo da Câmara para a ampliação das dependências, Marco Maia informou que esta é uma questão administrativa. “E que está em andamento na Casa. Existem recursos, fruto de uma iniciativa do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), quando era presidente da Câmara, que somam R$ 270 milhões, destinados à construção do novo anexo. Já temos um primeiro projeto e há uma licitação pronta para ser anunciada e que trata sobre os projetos dessa obra. Mas essa questão administrativa será discutida no devido tempo com os líderes e os parlamentares, sobre a conveniência ou não de iniciar uma obra de tamanha envergadura”, explicou Maia.
Ministra divulga novas regras para cadastramento de pescadores artesanais
A ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvati, anunciou nesta terça-feira (25) as novas regras para o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e para a concessão de carteiras de pescador profissional. A mudança tem como objetivo atender às exigências estabelecidas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e, também, aumentar o controle dos registros do seguro defeso, recebido por cerca de 470 mil pescadores durante o período em que a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
Dentre as novas medidas anunciadas destaca-se a renovação da carteira de pescador, que passa a ser necessária a cada dois anos e não a cada três como definido anteriormente. Além disso, a nota de venda do pescado para Pessoa Jurídica (PJ) passa a ser pré-requisito para essa renovação, bem como a contribuição previdenciária para vendas exclusivamente no varejo e a declaração de que o pescador não possui vínculo empregatício em outra atividade.
Outra mudança é que, a partir de agora, o pescador que tiver seu registro cancelado só poderá obter novo documento após 12 meses de sua suspensão, sendo que até o dia 31 de dezembro de 2011 estão suspensas todas as novas inscrições para adequação dos processos às novas regras.
Comissão Parlamentar - O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), recebeu ontem representantes de associações de pescadores de várias regiões do País. Durante o encontro o grupo apresentou a Marco Maia proposta para criação de uma Comissão Permanente da Pesca na Câmara dos Deputados. De acordo com o documento, o objetivo é "alavancar o processo de fortalecimento da pesca artesanal" e que a comissão "além de atuar diretamente nas matérias legislativas que forem ligadas à pesca artesanal, facilitar os trabalhos e discussões legislativas junto ao Ministério da Pesca e Aqüicultura". A Casa já possui uma Frente Parlamentar da Pesca e Aqüicultura.
O SAMU pode parar
Os servidores do Samu podem decretar, nesta sexta-feira (28), uma paralisação por tempo indeterminado. Os funcionários reivindicam o pagamento do atraso de três meses dos adicionais de produtividade e plantões extras.
Amanhã (28), vai acontecer uma assembléia geral, na sede do Samu, às 8h30min, para decidir sobre a paralisação. A convocação está sendo feita pelo Sindifort, para reunir motoristas-socorristas, auxiliares e técnicos de enfermagem, entre outros. A sede do Samu fica na Rua Padre Guerra, 1350, na Parquelândia.
Além do pagamento dos meses atrasados, os servidores também cobram melhores condições de trabalho, cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários com implantação da Gratificação Especial de Desempenho (GED) Variável.
Segundo o Sindifort, a direção do órgão já foi informada sobre os problemas, e, caso os pagamentos não sejam efetuados até amanhã (28), os servidores encaminham a paralisação.
Com informações da assessoria do Sindifort
--
Por: Elenilton Roratto
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
OAB contesta no STF pensões do Paraná e Sergipe
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestou hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de pensões vitalícias a ex-governadores do Paraná e de Sergipe. Para tentar derrubar esse privilégio, a entidade sustenta que a atual Constituição não prevê nem autoriza o pagamento do benefício a quem não ocupa cargo público.
"Ex-governador não possui mandato eletivo nem é servidor público", afirma o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior, que assina as ações protocoladas no STF. No caso do Paraná e de Sergipe, legislações estaduais garantem aposentadorias de R$ 24 mil, valor que corresponde ao salário pago a desembargadores do Estado.
A OAB alega que não podem ser admitidos critérios diferenciados para concessão de aposentadorias a ex-governadores já que a Constituição estabelece que todos os trabalhadores são submetidos ao regime geral da Previdência. De acordo com a entidade, nenhum artigo da atual Constituição ampara o pagamento dessas pensões vitalícias.
"O subsídio ora atacado viola os princípios da impessoalidade e da moralidade prescritos no artigo 37 da Constituição Federal, uma vez que assenta regalia baseada em condição pessoal do beneficiado e afronta a ética e a razoabilidade, pois inexistente no caso em análise qualquer interesse público a ser albergado", sustenta a Ordem.
A entidade lembra que em 2007 o STF concluiu que a concessão do benefício era inconstitucional ao julgar uma ação na qual a OAB contestou o pagamento do benefício a ex-governadores do Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Supremo concluiu que os mandatos de chefes do Executivo são temporários e seus ocupantes são transitórios.
Lembra da nossa reunião ufológica?
Nossa reunião ufológica deste mês contará com exposições de dois companheiros de CSPU que são: Sebastião Mendonça Rodrigues, aposentado da COELCE que a muito se dedica à pesquisa ufológica, inclusive nos acompanhando nas pesquisas de campo. O outro é bancário aposentado, é advogado e escritor. É um grande espiritualista e autor do livro, ‘O caminho das Índias é por aqui’. A sua palestra intitulada 'O que os Extraterrestres fazem aqui'. Após a abertura, costumeiramente com os informes, cada um vai fazer sua Palestra e depois abriremos o debate. Os depoimentos que houverem, serão feitos durante os informes. O local de nosso evento vai no Espaço de Vida Saudável, na Rua Francisco das Chagas Barreto de Lima, 146 no Parque da Cidade em Sobral-CE, bem próximo a rotatória da entrada do Bairro da Expectativa. De já agradecemos àqueles que ajudarem a divulgar a nossa reunião. A entrada é franca. Contamos com a participação de ufólogos e simpatizantes do fenômeno ufo, principalmente nossos companheiros do CSPU. Esses encontros servem principalmente para trocarmos informações sobre a casuística ufológica de nossa região.
Por: Jacinto Pereira
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
O que a tragédia no Rio nos ensina
1. Melhorar sistemas de alerta e ter mais radares em rede
Apesar de o País contar agora com o Tupã, supercomputador que rodará modelos de previsão mais precisos - a resolução de 20 km passará a ser de 5 km -, é necessário investir em soluções complementares. Com o aquecimento global, a tendência é que chuvas intensas sejam mais frequentes. É urgente a criação e manutenção 24 horas de centros meteorológicos em cada Estado e a ampliação do número de radares ligados a uma central.
2. Integrar, equipar e mapear para agir rápido e ser eficaz
Caso seja dado o alerta de emergência, é necessário que ele chegue rápido aos locais apontados. E, para o alerta ter eficácia, é preciso que prefeituras, governos estaduais e federal estejam articulados e preparados para agir rápido, com base num plano de contingência consistente e centralizado em um comando único. Criar defesas civis municipais, equipar melhor as que existem e mapear todas as áreas de risco são ações fundamentais.
3. Informar, educar e avisar as pessoas sobre o alerta
Como a população não está acostumada a esse tipo de alerta, é necessário investir em educação nas escolas e por meio de cartilhas que preparem para o que fazer caso seja necessário evacuar as casas. As pessoas precisam ter garantia de que já terão um abrigo e saber como se deslocar até o local. Prefeituras e Defesa Civil devem organizar cadastros detalhados dos moradores em áreas de risco e saber quem tem dificuldades de locomoção.
4. Acabar com áreas de risco requer controle do solo
Se as chuvas intensas tendem a ser mais frequentes nos próximos anos, o impacto delas deve ser ainda pior caso a ocupação de áreas de risco continue crescendo desordenadamente no País. Para retirar todas as pessoas e evitar novas ocupações, é preciso oferecer opção de moradia segura e controlar efetivamente o uso e ocupação do solo. Deve haver fiscalização e cumprimento das leis e contenção da especulação imobiliária.
5. Restituir e conservar várzeas dos rios, encostas e florestas
Para recuperar e ao mesmo tempo proteger cidades encravadas em regiões serranas uma solução é a criação de parques naturais, ao longo das várzeas de rios. Quando transformados em unidades de conservação ou em áreas de preservação permanente, os locais não podem mais ser ocupados. O desafio, nesse caso, é retirar quem já mora nessas áreas. Outra medida é evitar a canalização de cursos d'água e a impermeabilização do solo.
6. Saber construir para mitigar impacto da chuva
Além de ações de grande porte, que envolvem poder público, ações individuais, principalmente se multiplicadas, contribuem muito para diminuir os efeitos devastadores das chuvas.
Recuperar jardins, manter quintais permeáveis, instalar telhados verdes e tanques para reter água, que pode ser usada para regar plantas, aumentar permeabilidade de pisos e calçadas e não jogar lixo nas ruas são bons exemplos.
Fonte: http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=27409701
Ministério da Pesca passará um "pente fino" no cadastro de pescadores
pescadores
A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati (PT/SC), anunciou ontem, terça-feira (25), as novas regras para o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e para a concessão de carteiras de pescador profissional. A mudança tem como objetivo atender às exigências estabelecidas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e, também, aumentar o controle dos registros do seguro defeso, recebido por cerca de 470 mil pescadores durante o período em que a pesca é proibida para garantir a reprodução das espécies.
Com o intuito de coibir irregularidades, a ministra disse que já pediu à Controladoria-Geral da União (CGU) o cruzamento dos dados do seguro defeso com o cadastro do Programa Bolsa Família. “É uma operação de saneamento efetivo, um pente fino no registro e pagamento de benefícios”, disse Ideli Salvati. “Já descobrimos, por exemplo, que na cidade de Salvaterra, no Pará, que tem cerca de 18 mil habitantes, há 11 mil carteirinhas de pescador. É impossível, a não ser que [a população] já nascesse pescando”.
Para corrigir a situação, o Ministério da Pesca e Aquicultura suspendeu a emissão de novas carteiras de pescador até 31 de dezembro de 2011. A renovação do documento, que era feita a cada três anos, terá de ser feita a cada dois anos, e tem como pré-requisito a apresentação da nota fiscal, recibo de vendas ou comprovante de contribuição previdenciária. Para ter direito ao seguro defeso, o pescador também deve declarar que vive exclusivamente da pesca.
Além disso, a ministra anunciou o cancelamento de 13 mil carteiras expedidas há mais de seis meses e que não foram retiradas. O presidente da Federação de Pesca do Estado de Santa Catarina, Ivo da Silva, disse que concorda com as medidas, mas espera que os representantes da categoria participem das discussões. “Concordamos que seja feito um pente fino, mas queremos nossa participação no processo. Há muita burocracia e, além disso, o governo não fez divulgação nas federações e nas vilas de pescadores sobre quem tinha carteirinha para buscar”, disse Silva.
Fonte: Agência Brasil
Uma mulher poderá ser diretora-geral do Dnocs
Eliane Novais, economista com especialização em engenharia de transporte e deputada estadual eleita pelo PSB, será secretária de Recursos Hídricos do Governo do Ceará.
Mas isso só acontecerá se seu atual titular, César Pinheiro, for nomeado diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, hoje ocupado pelo engenheiro potiguar Elias Fernandes, indicado pelo líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves.
Eliane Novais é irmã de Sérgio Novais, ex-presidente da Companhia Docas do Ceará, que administra o porto do Mucuripe e que é uma estrela de primeira grandeza na constelação do PB cearense.
Comportas são abertas no Acaraú
O Rio Acaraú, principal afluente do município de Sobral, teve seu nível elevado em quatro metros
População da área ribeirinha temia inundação do Rio Acaraú, que teve suas comportas abertas ontem
Sobral As quatro comportas do espelho d´água do Rio Acaraú foram abertas ontem em Sobral, município da Região Norte (distante 230Km de Fortaleza). Homens do Corpo de Bombeiros, acompanhados de integrantes da Defesa Civil, sob a orientação da gerência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), iniciaram a abertura das comportas uma a uma até que toda água acumulada começou a escoar por todo leito do rio em direção ao mar.
Temendo uma inundação, moradores da Rua Benjamin, no bairro Pedrinhas, em Sobral, ficaram por toda a noite em sinal de alerta. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jorge Trindade, um abrigo foi improvisado para que, em caso de inundação das residências situadas em área ribeirinha, os moradores possam ser removidos.
Por conta da mobilização para a abertura das comportas, o trânsito sobre a ponte Othon de Alencar foi fechado nos dois sentidos por mais de duas horas.
A notícia de que o rio Acaraú estava enchendo, levou uma multidão para o espelho d´água. Em cima da ponte ou nas margens do rio, a população acompanhava o trabalho de vazão do principal afluente da cidade.
WILSON GOMES
Justiça será 100% virtual até 2012
Nos últimos dias como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Ernani Barreira lamenta a histórica morosidade do Judiciário, mas projeta breve aceleração com sistema virtual
Virtualização do Judiciário é a bandeira principal de Ernani Barreira (FCO FONTENELE)
Às vésperas de encerrar sua gestão como presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), o desembargador Ernani Barreira Porto projeta que, em até um ano e meio, todo o conjunto de processos que hoje tramitam na Justiça do Ceará deverão estar disponíveis no sistema virtual, por meio do site do Tribunal. A ação é considerada pioneira no Brasil e no mundo. “Não existe, no mundo, um sistema que, de forma global, enfrente essa perplexidade geral ante a pachorrice do Judiciário”, disse o presidente durante entrevista ao programa Debates do Povo, transmitido pela rádio O POVO/CBN.
Durante avaliação de seus dois anos à frente da instituição, Ernani criticou com veemência a morosidade da Justiça. Um dos recursos para agilizar o desenrolar da tramitação dos processos no estado, aponta ele, seria exatamente a finalização da virtualização do sistema processual do Poder Judiciário, já em vigor.
A proposta é virtualizar os processos integralmente e aposentar os documentos em papel, além de disponibilizá-los a todo cidadão comum, com exceção dos processos que tramitem sob segredo de Justiça. “Muitos se beneficiam da morosidade judicial. Mas logo o processo vai andar, os resultados vão aparecer rapidamente e, então, estará vencido aquele que faz a gincana, pública ou privada”, avalia.
Barreira - que na próxima sexta-feira passará o comando do TJ-CE ao desembargador José Arísio Lopes da Costa - compara o sistema cearense a outros modelos pelo mundo, como em Portugal, que adota padrão que, segundo ele, não trabalhará exclusivamente no ambiente virtual. “É virtualização pela metade, porque se está virtualizando processos com a convivência do processo escrito. Ora, isso é uma brincadeira. Você vai ter dois problemas. A Justiça já é morosa com os problemas do processo escrito. Vai complicar o problema, ao invés de solucionar”, criticou.
E o “maior impeço”, segundo ele, da morosidade judiciária é o Estado, ocupando 70% da força de trabalho do Judiciário em processos. “O grande vilão é aquele que mais precisa da celeridade judicial”, aponta.
Imagem da Justiça
Além de agilizar a demanda de processos judiciais por meio do sistema virtual integral, Barreira aponta a necessidade de recuperação de uma boa imagem da Justiça perante a sociedade. “A Justiça precisa ser rejulgada. E, para que ela seja novamente julgada e adequadamente julgada, precisa postar-se dentro dos figurinos da moda. E, hoje, não se pode falar em coisa séria e coisa segura, de alguma coisa palpável e transparente sem que nós lancemos mão da virtualização”, avaliou.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
A virtualização dos processos judiciais é um dos meios que podem dar agilidade à Justiça. Contudo, pode não surtir efeito sem mudanças estruturais, como a desburocratização do rito processual, que passa por alterações na legislação.
Saiba mais
Virtualização: o acompanhamento de processos pode ser feito acessando a página do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará na Internet: www.tjce.jus.br. São disponibilizados atos normativos, consultas processuais, pautas de julgamento, dentre outros serviços.
Sucessão: Ernani Barreira é o desembargador mais antigo no TJ-CE e assumiu a presidência por dois anos.
Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Superintendente do Ceará remove todos os integrantes da CIOP para a 1ª Delegacia!
Data: 25.01.2011 46 visualizações
SINDPRF-CE - 25 de janeiro de 2011
Policiais lotados na CIOP/16 foram estranhamente removidos da sede para a 1ª Delegacia, mediante Portaria nº21 de 24 de janeiro de 2011, mesmo após treinamento realizado no CTNE em setembro e outubro de 2010, onde quatro PRF´s, lotados na CIOP/16, participaram do referido treinamento.
Ressaltamos que a presidente do SINDPRF-CE e dois diretores são lotados na CIOP/16, e tal fato, mais uma vez, assemelha-se ao ocorrido com o presidente do SINPRF/RN, quando este foi removido sem justificativa plausível para a atividade-fim, apesar de problemas de saúde, de conhecimento do superintendente do referido Estado, fato este rechaçado pela justiça federal daquele Estado.
O esfacelamento da CIOP da PRF no Ceará representa grande prejuízo e não há fato semelhante em nenhum outro Estado do Brasil. Situações como consulta a veículos e indivíduos e comunicação de acidentes ficarão prejudicados, visto que houve remoção de servidores administrativos que não são policiais e não terão acesso aos sistemas privativos aos policiais. O mais absurdo e curioso é que lotaram na CIOP três telefonistas e um auxiliar de serviços gerais, removendo servidores que foram treinados para a atividade.
A mudança repentina coincide com o início da luta em prol de mudanças na Direção-Geral e Superintendência local. Tal fato desgasta a já debilitada administração da 16ªSRPRF/CE, que conta com 89,29% de reprovação junto ao efetivo, enquanto a Direção-Geral, segundo pesquisa ainda em andamento, conta com a reprovação de 96,55% no Estado do Ceará.
É lamentável que a administração da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Ceará não esteja pautando suas decisões nos princípios administrativos constitucionais de eficiência, impessoalidade, visto que tais policiais estão longe da atividade-fim há anos, sem receber treinamento ou material básico para o desempenho das funções.
As medidas jurídicas já estão sendo tomadas para resguardar a integridade do serviço, evitar que tais colegas sejam prejudicados com esta ação descabida e evitar o desvio de função na alocação dos servidores administrativos em funções privativas dos Policiais Rodoviários Federais.
A Diretoria
--
Luzia Dantas
Contato: 85 87870220
Fim da tarifa interurbana em regiões metropolitanas beneficia 560 municípios
Moradores de 560 municípios do país deixarão de pagar tarifas de ligações telefônicas interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Segundo determinação do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) essas ligações passarão, em breve, a ter tratamento tarifário de chamadas locais.
Para o deputado federal e senador eleito pelo estado da Bahia, Walter Pinheiro (PT -BA), o fim das tarifas interurbanas entre regiões metropolitanas deve ser o primeiro passo para se avançar no barateamento da telefonia celular e no acesso a banda larga. “A decisão da Anatel faz justiça a milhões de brasileiros que pagavam altas tarifas por estarem em cidades próximas geograficamente, mas localizadas em estados ou regiões diferentes. Agora, é necessário continuar avançando na universalização e no barateamento do acesso à telefonia celular e à banda larga no Brasil”, defendeu.
Em relação à telefonia celular, o parlamentar destacou que, apesar da popularização do sistema no país, o custo das ligações, principalmente do minuto cobrado nas ligações pelo sistema pré-pago, ainda é muito alto. Pinheiro defendeu ainda o barateamento do custo do serviço que permite receber e fazer ligações fora da área de cobertura da operadora contratada, utilizando a operadora local (roaming) que, segundo ele, é o mais caro do mundo.
A norma aprovada pela Anatel, na última quinta-feira (21), revisa o regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). A expectativa da agência e que a mudança beneficie 68 milhões de pessoas em 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas.
As regiões metropolitanas e Rides contempladas são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), pólo Petrolina-Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN).
Também integram a relação: Cariri (CE), Fortaleza (CE), sudoeste maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Roraima capital, Roraima-região central, Roraima-sul, Florianópolis (SC), Chapecó (SC), Vale do Itajaí (SC), norte/nordeste catarinense (SC), Lages (SC), região carbonífera (SC) e Tubarão (SC).
BNDES liberou 22% a mais de recursos em 2010
“Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aumentaram 22,56% no ano passado, em relação a 2009, somando R$ 168,4 bilhões. O número foi divulgado hoje pelo banco, em nota. O volume de recursos injetados pelo banco na economia para financiar investimentos públicos e privados manteve a trajetória de crescimento do banco acelerada após a crise mundial, estabelecendo um novo recorde de liberações para a instituição. Em 2009, quando o País ainda se recuperava da retração de crédito provocada pela crise, o banco havia emprestado R$ 137,4 bilhões.
No entanto, descontando o dispêndio do banco com a capitalização da Petrobras, R$ 24,7 bilhões, a alta das liberações do BNDES no ano passado é de apenas 5% na comparação com 2009, contabilizou o banco. O volume de desembolsos, descontada a operação de capitalização em que o banco aumentou a sua participação acionária na estatal, encerrou 2010 em R$ 143,7 bilhões.
Diferentemente do ano passado, não foi convocada entrevista coletiva do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, mantido no cargo pela presidente Dilma Rousseff, para a divulgação dos resultados do ano passado. No comunicado, o banco frisou que o crescimento de 5% é “compatível com as projeções feitas anteriormente.” No ano passado, Coutinho havia previsto um crescimento de 4% para o banco em 2010, mesmo com a melhora do ambiente econômico.
Segundo o BNDES, a indústria ficou com 47% do total de recursos liberados no ano passado, seguida pela infra-estrutura, que respondeu por 31% do total. O setor de comércio e serviços concentrou 16%.”
(Agência Estado)
BNDES NO CEARÁ
Aguarda-se que o presidente da Fiec, Roberto Macedo, divulgue nesta quinta-feira durante almoço com a imprensa, em clima de balanço, os números obtidos ano passado pelo posto avançado do banco no Estado. O almoço ocorrerá na cobertura da federação
Barack Obama visitará Brasil em março
Da Folha de S. Paulo: O presidente dos EUA, Barack Obama, fará sua primeira visita ao Brasil em março.
A data ainda está em negociação com o Itamaraty, segundo a Folha apurou. A presidente Dilma Rousseff chegou a confirmar sua ida a Washington entre os dias 12 e 18 do mesmo mês, mas a viagem será cancelada por conta da inversão na agenda.
Obama já havia convidado a petista para uma visita oficial em dezembro, ainda como presidente eleita. Ela, porém, decidiu ficar no Brasil para cuidar da montagem do primeiro escalão de seu governo. O ex-presidente Lula aconselhou sua sucessora a não fazer a viagem naquele momento.
Nos últimos dois anos, houve vários pontos de atrito entre os dois países, como o apoio brasileiro ao Irã, rival declarado dos EUA.
No mundo diplomático, percebe-se um empenho mútuo em dar fôlego novo às relações.
Os Estados Unidos viram com bons olhos a eleição de Dilma Rousseff. E essa avaliação foi reforçada nas semanas seguintes à eleição, após uma entrevista ainda na condição de eleita ao jornal “Washington Post” em que discordou de uma posição de seu país na área de direitos humanos. Ela se referia à abstenção do governo em uma votação na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que questionava o Irã por violações nessa área.
O Brasil justificou sua posição argumentando ser aquele um fórum inadequado para tratar do tema. “Não concordo com a forma como o Brasil votou. Não é a minha posição”, disse ela à época. “Eu não concordo com práticas que tenham características medievais [no que diz respeito] às mulheres. Não há nuances. Não farei nenhuma concessão nesse assunto.”
BUSH
A aproximação do governo anterior com Teerã sempre incomodou os EUA, terceiro parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China e da Argentina. Os sinais de um relativo distanciamento político entre a Casa Branca e o Planalto eram frequentemente percebidos pelos sucessivos adiamentos da prometida visita de Obama ao Brasil.
Seu antecessor, George Bush, dava-se bem com Lula.
O Brasil também expôs suas queixas. Em 2009, ressentiu-se com a atuação de Barack Obama para restituir Manuel Zelaya no governo de Honduras. Reclamou da falta de empenho para restabelecer o líder deposto sob o argumento de que somente a influência econômica dos Estados Unidos poderia pressionar sua volta ao poder.
Nos meses anteriores ao episódio, Lula dizia a interlocutores que desejava receber Obama em Brasília.
Depois disso e do Irã, nem mesmo ele acreditava ser o anfitrião de sua primeira missão no país.
Diplomatas norte-americanos esperam inaugurar, com Dilma, uma fase com mais convergências que divergências.
A VIOLÊNCIA PROVOCADA PELO TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO DO BAIXO ACARAÚ.
Cruz/CE. Sábado, 22, na Praia do Preá, distante 36 km da sede do município de Cruz, por volta das 16:30, sete indivíduos fortemente armados, inclusive uma mulher, invadiram a residência do Sr. conhecido por Lino Abel para assassiná-lo, mas não o encontraram em casa. Apenas uma velhinha, a mãe de Lino, encontrava-se na residência. Os bandidos dispararam três tiros no cachorro que investiu contra os elementos, o qual teve uma mão quebrada pelas balas. Os disparos chamou a atenção da população que chamou a polícia. Os elementos usavam duas caminhonetas de uma locadora do Rio Grande do Norte, segundo conseguiu apurar nossa reportagem. Após a tentativa frustrada, pois no momento, Lino encontrava-se pescado no mar, os elementos saíram em alta velocidade com destino à cidade de Cruz. Imediatamente, a polícia foi acionada e várias viaturas entraram em diligência a procura dos elementos que foram capturados no município de Marco, há 50 km da Praia do Preá. Lino é conhecido na região pelo seu envolvimento com o tráfico de drogas. Hoje, segunda-feira, por volta do meio dia, toda a família deixou a residência em Preá seguindo para lugar ignorado. Vários crimes bárbaros envolvendo pessoas do tráfico de drogas, já foram registrados na região, totalizando seis assassinatos nos últimos dias. Vários outros traficantes conseguiram escapar de emboscadas dos inimigos ou de cerco policial. Também, várias prisões tem sido realizadas nos últimos dias. Fatos desta natureza tem deixado a população em estado de desespero com tanta violência oriunda do tráfico de drogas que vem acontecendo na região, pois até bem pouco tempo a comunidade aparentava muita tranqüilidade. A venda de drogas tem viciado muitos jovens que passam a praticar pequenos furtos para a manutenção do consumo de drogas. Muitos já deixaram o uso da maconha para consumir drogas pesadas. Tornam-se violentos, inclusive, agredindo os próprios membros da família, já tendo sido registrado até casos de assassinatos de membros da própria família.
Dr. Lima
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
A Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará - SINDPRF-CE, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os associados em gozo de seus direitos sociais para participar da Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada em sua sede social sita na Rua Margarida Queiroz, 7 - Cajazeiras, Fortaleza - Ceará, no dia 27 de janeiro de 2011, quinta-feira, às 16h30min, em primeira convocação com a maioria dos associados e, em segunda e última chamada, às 17h com qualquer número de associados presentes, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:
I - Manifestações da categoria a respeito da permanência da atual Diretoria do DPRF;
II - Assuntos de interesse geral da categoria.
Fortaleza, 14 de janeiro de 2011.
Tatiane Vasques Monteiro
Presidente
--
Luzia Dantas
Diretoria de Divulgação-SINDPRF-CE
Contato: 85 87870220
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
LIMPEZAPÚBLICA NO TERRENO ONDE SERÁ FUTURAS INSTALAÇÕES DA ONG. CONSTRUTORES DA PAZ.
A Limpeza pública do Municipio de Sobral, está
Nesta Segunda feira, dia 24 de janeiro, nos deparamos com o caminhão da limpeza publica recolhendo lixo no terreno baldio, que fora doado para Construção da Séde Organização Não Governamental Construtores da Paz.
A doação desse terreno fora feita na gestão do Prefeito Leonidas Cristino, quando em
Campanha para reeleição em Pleno palanque montado no bairro Sumaré, pronunciou a doação para a referida instituição fundada pelo Padre João Batista Frota.
O referido terreno está localizado na Rua Travessa Arco Verde,
vizinho ao numero 185, onde funciona a casa da Memória e da Cidadania, também fundada pelo Padre João Batista Frota.
A nova diretoria da Ong Construtores da Paz, pretende rever os tramites legais para tomar posse do mesmo e assim, fazer jús ao processo de legalização,infrainstrutura e construção da referida séde.
Nesta quinta feira próxima dia 27 de janeiro, toda a nova diretoria e Ministros da Ong. Construtores da Paz, estarão reunidos em Assembléia Geral para juntos encontrarem os caminhos que levam aos tramites legais.
Portanto, todos os Ministros e conselho efetivo e deliberativo estão convocados para conparecerem ao Centressum do Sumaré, ás 19horas.
ONG. CONSTRUTORES DA PAZ - DISSEMINANDO A PAZ, PROMOVENDO MANTENDO E DESENVOLVENDO TRABALHOS SOCIAIS.
CULTO FOI UMA BENÇÃO!!!!
Neste domingo dia 23 de janeiro foi realizado um
A referida Igreja que tem a direção do pastor, Francisco Vieira de Vasconcelos,mas conhecido por Pastor Kim, vinha atualmente celebrando seus cultos domingueiros fora de seu templo séde,pois com o aumento do numero dos adeptos, a referida congregação não comportava mais a lotação, quando recebia visitas das subcongregações locais. Os cultos estavam sendo celebrados em quadras de esportes ou locais ou ocupando quandras de escola de ensino.
Mas neste domingo, aconteceu a retomada dos funcionamentos na séde própria, pois as subcongregações estarão todas fucionando nos bairros aos domingos.
Para a provação de Deus,referente a mensagem inspirada pelo Espirito Santo através de uma serva de Deus, mais uma vida jovem se entregou a Jesus... O CULTO FOI UMA BENÇÃO.
PASTOR ANDRÉ LIRA (SÃO PAULO)PREGANDO EM SOBRAL

Portanto todos os problématicos, viciados, oprimidos pela droga, doenças incuráveis, dependetes do poder de Deus, estarão sendo solucinadas... Venha conferir!!! dia 30 de janeiro, ás 19 horas na Assembléia de Deus,Ministerio Fortaleza, na Rua Irmã Zita, 308 - padre Palhano - Sobral - Ceará. DEUS TEM UMA BENÇÃO PRA VOCÊ
Pastor André Lira é um dos grandes missionários pregadores da Palavra de Deus com passagem nótória pelo Brasil e por paises estrangeiros cotados para pregar no Grande Congresso dos Gideões Internacionais neste ano, pelo centenário da Igreja Assembléia de Deus no Brasil.
Um país sem defesa
Infelizmente, setenta anos depois, o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) brasileiro ainda não consegue cumprir com eficiência a primeira e a segunda etapas, ou seja, prevenção e alarme. Sem mapas detalhados das áreas de risco, sem esclarecimento e treinamento da população e sem sistema eficiente de alertas preventivos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) se limita a entrar em campo depois da tragédia. Chega apenas para socorrer as milhares de vítimas que escaparam com vida e enterrar as centenas de corpos dos que não tiveram a mesma sorte.
Os sinais da inoperância estão por toda a parte. No mapeamento de áreas de risco, por exemplo, a Sedec levou quatro anos, entre 2004 e 2008, para mapear as áreas de risco em apenas 44 cidades – menos de 1% dos 5.560 municípios brasileiros. Destes, somente sete receberam efetivamente algum tipo de recurso para obras de prevenção a desastres. O Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec), outra entidade do Sistema Nacional de Defesa Civil criado em 1988 para elaborar diretrizes, está há seis anos sem aprovar nenhuma resolução.
Estrutura e orçamento - Para não fazer o seu trabalho, a Sedec conta com 110 funcionários que ocupam um terço de um andar no prédio do Ministério da Integração Nacional. Tem um orçamento previsto de 133 milhões de reais para sua operação em 2011 e está estruturada em três departamentos:
- Minimização de Desastres – seria o responsável pelos mapeamentos de áreas de risco, obras de prevenção e treinamento e esclarecimento da população para evacuação das áreas antes dos acidentes.
- Articulação e Gestão – o grupo do alarme, responsável por articular a atuação conjunta das defesas civis estaduais e municipais nos planos de retirada da população antes das tragédias.
- Reabilitação e Reconstrução – o único cujo trabalho aparece, todos os anos, para limpar a bagunça depois que os morros desabam e os rios transbordam.
“Os institutos de meteorologia, juntamente com todos os que conseguem calcular o nível de rios, oceanos e outras medidas que possam resultar em catástrofes, precisam estar aptos a passar o alerta de emergência”, explica João Willy Rosa, professor de Geociências da Universidade de Brasília (UnB). “Na outra ponta, os responsáveis pela Defesa Civil precisam estar aptos a receber esse alerta para agir corretamente em cada caso, em todos os estados e municípios.”
Salvos raras exceções , os alertas emitidos, em geral, se perdem nos caminhos burocráticos, na falta de treinamento para intervenções pré-estabelecidas, e não chegam a tempo às áreas de risco. Estão aí para provar os 765 mortos e mais de 13.000 desabrigados nas cidades serranas do Rio. Para entender melhor os passos dessa tragédia anunciada, é bom voltar ao dia 9 de janeiro.
Nessa data, três dias antes da catástrofe, as chuvas anormais na região Sudeste do Brasil começaram a ser detectadas pelos satélites da Nasa (Agência Espacial Americana) e do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Em 11 de janeiro, por volta das 16h30, o Inmet disparou o aviso metereológico especial que apontava "acúmulo significativo de chuva em TODO o estado do Rio de Janeiro". As prefeituras da Região Serrana do Rio confirmam o recebimento do alerta. Que destino deram à informação? Nenhum.
“A Defesa Civil ainda carece da criação de uma linha de comando integrada para que esses alertas seja transmitidos com eficiência”, diz João Willy Rosa. Para a professora Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Metereológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagre), falta estrutura “em todos os aspectos para a emissão de alerta no Brasil”.
Pedido de socorro – Depois do desastre na Serra Fluminense, o Cenad vai ganhar mais um supercomputador, avaliado em 50 milhões de reais, e uma rede de radares meteorológicos mais avançada. Sozinhos, porém, esses investimentos não garantem uma prevenção melhor, pois não resolvem o problema da cadeia de emissão do alarme.
Um dos maiores entraves de todo o sistema, como admite o próprio governo, é a falta de estrutura nas cidades. O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, afirmou nesta semana que apenas 426 dos 5.565 municípios brasileiros têm Defesa Civil.
A gestão de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios é outro problema. Dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) dão conta de que, em média, somente 10% das cidades brasileiras tiveram gastos com ações de Defesa Civil nos últimos cinco anos. Isso num país que tem, segundo os mapeamentos deficientes do governo, pelo menos 5 milhões de pessoas morando em 800 áreas de risco – 500 para deslizamento e outras 300 para inundações.
fonte e artigo completo em http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/um-pais-sem-defesa
Viva São Pedro! Açudes do Ceará já acumulam mais de 57% da capacidade
“Entre os dez maiores açudes do Estado, nove estão com mais um terço da capacidade em volume de água. A situação favorável se deve ainda a reservas do inverno de 2009, recordista em volume de chuvas, mas também às precipitações ocorridas antes da quadra chuvosa deste ano, prevista para começar em fevereiro.
De acordo com boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgado ás 10h28min de ontem, a média geral dos 133 açudes cearenses monitorados é de 57,48% da capacidade já cheia de água. Sendo a Bacia Alto Jaguaribe, no sul do Estado, a mais abastada, com 65,9%, e a Bacia do Litoral, ao norte cearense, com 34,94% (veja quadro ao lado).
Algumas surpresas, como as chuvas atípicas de outubro passado na Bacia do Médio Jaguaribe corroboraram para elevar os níveis do maior açude do Estado, o Castanhão, hoje com 61,7% da sua capacidade. Reservas como Orós, Banabuiú, Araras, Pentecoste e o próprio Castanhão têm as maiores áreas irrigadas do Estado e por isso são muito importantes para a agricultura.
O Pacoti, em Horizonte, é a exceção entre os dez grandes açudes. Graças a sua grande utilização como abastecedor da Capital, Pacoti baixou bastante seu nível de água depois da pouca chuva de 2010, mas já está se recuperando com as chuvas deste período prévio à quadra chuvosa.
A situação atual dos açudes cearenses é avaliada com otimismo pelo assistente da diretoria de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) Gianni Peixoto, “Em função da média geral dos açudes hoje ser de quase 60% e das previsões favoráveis feitas pela Funceme, a perspectiva é açudes acima de 80% das capacidades ao fim da quadra chuvosa”, relaciona Peixoto.
O POVO divulgou as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para as chuvas de 2011. Conforme dados da Fundação, há 75% de chance de termos quadra chuvosa igual ou superior à média história do Ceará. Isso somado aos níveis satisfatórios dos açudes em geral, rende previsões positivas.
Defasados
Foram os açudes menores os mais prejudicados pela seca de 2010. Por isso seis dele hoje estão funcionando com o volume no limite mínimo operacional. São eles: Quixabinha e Gomes em Mauriti, Bacia do Salgado; Angicos em Coreaú, Itaúna em Chaval, e Premuoca em Uruoca, todos na Bacia do Coreaú.
As Bacias de Coreaú e Curu, ambas no litoral do Estado, são as regiões mais críticas em nível de água dos açudes. Itapajé, Amontada, Itapipoca e Nova Russas são localidades do litoral cearense que devem sofrer com o abastecimento de água, caso as chuvas não sejam “generosas”. Mas isso aconteceria à revelia das previsões, destaca Gianni Peixoto, porque o norte e o centro cearense devem receber bom volume de chuvas este ano.
VOLUME DE ÁGUA ARMAZENADO
Bacias Metropolitanas – 43,42%
Baciado Salgado – 50,95%
Bacia do Coreaú – 44,84%
Bacia do Litoral – 34,94%
Bacia do Acaraú – 52,13%
Bacia do Curu – 44,58%
Bacia do Banabuiu -56,70%
Bacia do Parnaíba – 58,11%
Bacia do Baixo Jaguaribe – 35,67%
Bacia do Médio Jaguaribe -61,57%
Bacia do Alto Jaguaribe -65,9%
Situação dos dez maiores açudes
Castanhão em Alto Santo – 6.700.000.000 m3 – Bacia do Médio Jaguaribe – 61.7%
Orós em Orós – Bacia do Alto Jaguaribe – 1.940.000.000 m3 – 70.7%
Banabuiú Bacia do Banabuiu – 1.601.000.000 m3 – 59.8%
Araras em Varjota – Bacia do Acaraú – 891.000.000m3 – 51.2%
Pedras Brancas em Quixadá – Bacia do Banabuiu – 434.040.000 m3 – 62.8%
Pentecoste em Pentecoste – Bacia do Curu – 395.630.000m3 – 39.4%
Pacoti em Horizonte – Bacia Metropolitana – 380.000.000 m3 – 24.4%
Gal Sampaio – Bacia do Curu – 322.200.000m3 – 55%
Trussu em Iguatu – Bacia do Alto Jaguaribe – 301.000.000 m3 – 65.8%
Edson Queiroz em Santa Quitéria – Bacia do Acaraú – 254.000.000 – 60% ”
(O POVO)
Posso instalar lâmpadas de xenônio no meu carro? O R7 explica
Apesar de comum, modificação dos faróis é, na maioria das vezes, irregular
Lâmpadas de xenônio aumentam visibilidade, mas instalação quase sempre é irregular
Lucas Bessel, do R7
Eis a situação: seu carro não saiu de fábrica com lâmpadas de xenônio (popularmente chamadas apenas de xenon) nos faróis, mas você gostaria de instalar esse item em uma das milhares de oficinas que oferecem o serviço em todo o país. Pode ou não pode?
A resposta simples é não. Isso porque, desde 1º de janeiro de 2009, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estabelece que faróis desse tipo devem contar com regulador automático de nível do facho, que mantém a luz longe dos olhos de outros motoristas em caso de desnível da pista ou de peso na parte traseira do carro. Ainda de acordo com o órgão, para estar regular, o farol desse tipo deve contar com limpador, quase nunca encontrado nos veículos populares.
Na prática, a resolução 294 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proíbe que as lâmpadas de xenônio sejam colocadas na maioria dos veículos, já que, via de regra, a instalação de limpador e regulador de facho em carros que não saem de fábrica com esses recursos é tecnicamente inviável. Sem esses itens, a iluminação mais forte pode prejudicar a visibilidade dos demais condutores.
A forte luz branca gerada por esse tipo de farol é resultado da corrente elétrica que agita as moléculas do gás xenônio presente dentro do bulbo, que passa a emitir brilho. Funciona como uma lâmpada fluorescente comum, com a óbvia diferença do tipo de gás utilizado. Quando regulado corretamente, ele proporciona até três vezes mais iluminação do que as lâmpadas halógenas (de filamento).
Lázaro Moraes, desenhista industrial e coordenador de desenvolvimento de produtos da Nino Faróis, diz que a instalação das lâmpadas de xenônio em veículos não projetados para esse tipo de farol deve ser evitada.
- Essa troca prejudica a visibilidade dos demais motoristas, além de não estar dentro das normas.
Mas como isso me afeta?
O motorista que for flagrado com faróis de xenônio irregulares em seu veículo está sujeito a multa de R$ 127,69. A fiscalização geralmente é feita com base no documento do carro, já que toda alteração de característica deve constar do CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Se não estiver dentro da norma, o risco de prejuízo é grande.
E aqui vale uma dica importante: a necessidade de autorização oficial para modificações vale não apenas para os faróis. Antes de alterar suspensão ou cor do veículo, por exemplo, o proprietário deve pedir autorização prévia ao Detran de seu Estado. Depois de feitas as mudanças, o motorista deve procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran. Se as alterações forem aprovadas, o órgão vai emitir um Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deve ser entregue ao Detran para a modificação do CRLV.
Apesar de quase sempre irregular, a instalação das lâmpadas de xenônio é feita à luz do dia na maior parte do país. A reportagem do R7 telefonou para seis oficinas da capital paulista que realizam o serviço e constatou que, em cinco delas, os funcionários dizem que o acessório está dentro da lei. Em apenas um estabelecimento o atendente admitiu que a modificação é, na maioria das vezes, contrária à resolução do Contran.
Procurada pelo R7, a assessoria de imprensa do Contran esclareceu que quem fez a modificação antes de 1º de janeiro de 2009 e seguiu todos os procedimentos de autorização no Detran de seu Estado não está sujeito a multa. O mesmo vale para veículos que tenham saído de fábrica com faróis de xenônio, mas sem limpador e regulador de facho, antes de a norma entrar em vigor.
Imitações são alternativa estética
As lâmpadas halógenas que imitam o xenônio ao emitir luz levemente mais clara são uma alternativa estética ao acessório original, mas têm pouco efeito no que diz respeito ao aumento da área iluminada.
Os faróis "tipo xenon", como são conhecidos, podem ser instalados no carro desde que sigam as especificações de potência originais do fabricante. Aumentar por conta a potência dos faróis pode prejudicar o conjunto ótico do carro e causar incêndio.
Cuidado ao passar pela região de Varjota
Os bandidos continuam desafiando a Polícia na região de Reriutaba, Varjota, Cariré, Santa Quitéria e Ipu. No sábado pela manhã na localidade de Sítio Cipó, um agricultor foi alvejado a bala, após bandidos assaltarem sua residência. O crime aconteceu por volta das 9h.
Na saída para Pimenteiras, em Varjota, dois homens armados tomaram de assalto com arma em punho duas motocicletas. Segundo as vítimas os bandidos faziam blitz na localidade assaltando às pessoas que passavam pelo local. Além das motos levaram dinheiro e celular das vítimas. A polícia não tem pistas dos bandidos que atuam na região.
Por WILSON GOMES
UBAM apoiará a criação de consórcios para a construção de aterros sanitários nos Municípios
O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse que a entidade estará organizando reuniões de Prefeitos por região, tomando como base de apoio as Associações de Municípios, com o objetivo de orientar os Prefeitos a criarem consórcios para construção de aterros sanitários. A instalação de aterros tem como objetivo extinguir os lixões que funcionam a céu aberto, constituindo-se numa prática ecologicamente nociva, além de causar outros males à saúde da população, dos animais e do ecossistema de modo geral.
Leonardo defende que, além da criação dos consórcios – aos quais são garantidos recursos federais para os seus fins – é preciso haver uma parceria entre os governos estaduais e os Municípios, o que propiciará a formação de um plano estadual de beneficiamento dos resíduos sólidos, inclusive com a construção de usinas de aproveitamento do lixo e a geração de energia elétrica, com tecnologia do Estado de Israel.
“O Consórcio é uma ferramenta que garante eficiência nas administrações municipais, tanto na execução de políticas públicas como na viabilização de objetivos comuns entre vários entes da federação, com recursos do governo federal. É preciso garantir aos Municípios condições financeiras para a construção de aterros sanitários ambientalmente corretos, com a coleta de lixo sendo executada em parceria, além de outros serviços públicos”. Disse Leonardo.
A Lei Federal 11.107, de abril de 2005 regulamenta a criação dos consórcios públicos. Os consórcios são organizações que agrupam vários Municípios para a execução de ações conjuntas. Essas ações não alcançariam os resultados esperados se fossem feitas sem a criação dos consórcios. È permitida aos consórcios a personalidade jurídica na forma de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, como também, estrutura de gestão e orçamento próprios. Os consórcios podem possuir patrimônio próprio para a execução de suas atividades.
“O Brasil possui 5.564 Municípios, com uma população aproximada em 185.712.713 habitantes. Do total de Municípios, brasileiros, cerca de mais de 83,0% possuem até 30 mil habitantes e respondem por volta de pouco mais de 27,0% da população. Desde 1988, após a promulgação da nova Carta Constitucional, esses pequenos entes federados só recebem responsabilidades que antes não tinham, sem, todavia, terem o direito na partilha igualitária dos recursos públicos, o que inviabiliza suas ações. Com a criação dos consórcios tentaremos conseguir o máximo de verbas para fomentar as políticas públicas nas cidades.” Finalizou Leonardo.
Francisco Chagas Gomes
Da Ascom – UBAM
ABATEDOURO CLANDESTINO COMERCIALA CARNE DE ANIMAIS DOENTES
Cruz/CE. Os moradores da comunidade de Preá e circunvizinhanças convivem com o descaso das autoridades municipais, principalmente dos órgãos de Vigilância Sanitária. A população reclama que está consumindo carne de animais doentes. Somente dias após o abate é que os consumidores descobrem que foram enganados. Várias donas de casa procuraram a reportagem do jornal A Folha para fazerem a denúncia, mas pedem para não serem identificadas para não criarem problema com os açougueiros.
Há necessidade urgente de que providências sejam tomadas, pois os que praticam crimes contra a saúde da população acabam prejudicando àqueles que trabalham honestamente e zelam pela saúde seus clientes consumidores.
Como os animais são comprados e abatidos sem a presença de uma autoridade sanitária, torna-se fácil o abate de animais de procedência duvidosa e muitas vezes doentes conforme testemunham os consumidores após descobrirem a origem e o estado de saúde dos animais.
Não é apenas a população de Preá que convive com esta situação. Em outras comunidades rurais também há o abate clandestino de animais sem que se tenha conhecimento de que haja um acompanhamento por parte das autoridades da vigilância sanitária.
A população, mesmo não querendo identificar-se, apela para que haja sensibilização por parte das autoridades do município e tomem as providências legais com o objetivo de preservar o direito dos consumidores.
Ninguém é contra ao abate de animais nas comunidades, desde que tenha o mínimo de higiene e garantia de qualidade para o produto que esteja sendo comercializado obtendo os padrões mínimos de conformidade com a Lei para o consumo da população
Dr. Lima