Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Dallagnol diz que é “técnico” e se recusa a ir a comissão de políticos


O procurador Deltan M. Dallagnol fala durante seminário da EMERJ, no Tribunal de Justiça, no centro do Rio. O procurador Deltan M. Dallagnol fala durante seminário da EMERJ, no Tribunal de Justiça, no centro do Rio. (Foto: Tomaz Silva/ABR)

Por Helena Chagas, dos Divergentes e Jornalistas pela Democracia - O caso Vaza Jato esquentou e o ambiente não anda dos mais tranquilos na força-tarefa de Curitiba.

O procurador Deltan Dallagnol mandou nesta segunda-feira 8 ofício à Comissão de Direitos Humanos da Câmara informando que não irá nesta terça à audiência pública para falar sobre as mensagens de conversas com o ex-juiz Sergio Moro divulgadas pelo The Intercept e outros veículos.

Como é convite, e não convocação, ele pode não comparecer, embora a presença estivesse confirmada.

Suas alegações pegaram mal entre deputados.

É muito provável, segundo alguns, que a resposta de Dallagnol vá provocar, agora sim, uma medida mais forte.

Como se trata de um procurador, e não de um ministro de Estado, há dúvidas se uma comissão temática poderia obrigá-lo a comparecer. Uma CPI, certamente – e é bom não esquecer que a CPMI das Fake News está para ser instalada. De qualquer jeito, a ida de Dallagnol ficaria para agosto, depois do recesso.

Desagradou especialmente o tom do oficio, considerado impertinente ao insinuar que a Câmara trataria apenas de debates políticos, enquanto o Ministério Público, do qual faz parte, cuida de questões “técnicas”.

Dallagnol se diz “impossibilitado” de atender ao convite da comissão porque, como membro do MP,  “instituição essencial à Justiça”, tem como função constitucional “desempenhar trabalho de natureza técnica perante o Judiciário, outro poder, situação distinta daquela de agentes públicos vinculados ao Poder Executivo”.

“Muito embora tenha sincero respeito e profundo apreço pelo papel do Congresso nos debates de natureza política que realiza e agradeça o convite para neles participar, acredito ser importante concentrar na esfera técnica minhas manifestações sobre mensagens de origem criminosa, cuja veracidade e autenticidade não reconhecemos, e que vêm sendo usadas para atacar a Operação Lava Jato”, conclui.

Na prática, a recusa do procurador mostra que, no mínimo, a força tarefa teme as perguntas que lá ouviria – que provavelmente seguiriam a linha das que inquiriram o o ministro Sergio Moro.

Também podem ter contado para a decisão de Dallagnol o agravamento do clima em torno da Vaza Jato, reforçado por novas revelações de Veja e da Folha no fim de semana.

Da mesma forma, a declaração do presidente da Casa, Rodrigo Maia, de que as mensagens deveriam ser divulgadas e examinadas também pode ter contribuído para a desistência.

Com Moro pedindo férias e Dallagnol evitando chegar perto de Brasília, multiplicam-se em Brasília os rumores de que alguma coisa está para acontecer nesse caso…

Fonte: https://www.brasil247.com/blog/dallagnol-diz-que-e-tecnico-e-se-recusa-a-ir-a-comissao-de-politicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário