Se o Federal Reserve cortar as taxas de juros agora, será uma admissão de que uma recessão está chegando
Michael Snyder
Economic Collapse
30 de julho de 2019
Portanto, há muita agitação que o Federal Reserve está prestes a cortar as taxas de juros - e isso pode realmente acontecer.
Veremos. Mas se isso acontecer, isso contradirá diretamente a narrativa cuidadosamente elaborada sobre a economia que o Federal Reserve tem perpetuado todo esse tempo. O presidente do Fed, Jerome Powell, insistiu repetidamente que a economia dos EUA está em grande forma, mesmo quando há uma enorme quantidade de evidências indicando o contrário. E, claro, o presidente Trump tem nos dito repetidamente que esta é "a maior economia da história do nosso país", mas agora ele está pedindo que o Federal Reserve reduza as taxas de juros também. Algo parece não somar aqui. Se a economia dos EUA realmente estava "crescendo", não há como o Fed cortar as taxas de juros. No momento, as taxas de juros já estão baixas pelos padrões históricos e, teoricamente, é durante os períodos de “boom” que as taxas de juros devem ser normalizadas. Mas se a economia dos EUA está realmente desacelerando e entrando em recessão, então um corte na taxa faria todo o sentido. E se essa é a realidade do que estamos enfrentando, então os otimistas econômicos foram provados completamente errados, e pessoas como eu que têm alertado sobre uma desaceleração econômica estão provadas corretamente.
Se os responsáveis pela televisão estiverem corretos, provavelmente veremos um corte na taxa. De fato, aparentemente há algumas pessoas que estão empurrando “para um corte de 50 pontos base”…
A maioria dos observadores do Fed acredita que o banco central reduzirá sua taxa de juros, agora oscilando entre 2,25% e 2,5%, em um quarto de ponto, também conhecido como 25 pontos base. Um pequeno grupo - incluindo o último candidato do presidente Donald Trump para o governador do Fed - está batendo na mesa para um corte de 50 pontos base, o que levaria a taxa abaixo de 2%. Um corte de taxa de qualquer tamanho seria o primeiro desde a crise financeira de 2008.
Um corte de 50 pontos base é algo que normalmente só seria feito durante uma emergência econômica.
Já chegamos a tal ponto?
Esse não parece ser o caso. Os preços das ações ainda estão em níveis recordes, e pelo menos de acordo com os números altamente manipulados do governo, o PIB dos EUA ainda está crescendo ...
O produto interno bruto do país - o valor de todos os bens e serviços produzidos nos EUA - aumentou a uma taxa anual ajustada sazonalmente de 2,1% no período de abril a junho, após um ganho de 3,1% no primeiro trimestre, disse o Departamento de Comércio. . Os economistas esperavam um aumento de 1,8% na produção.
O relatório surge em meio a preocupações crescentes de que a desaceleração da economia global e a guerra comercial do presidente Trump com a China possam levar a uma recessão no próximo ano.
Sim, existem muitos outros indicadores que estão claramente nos dizendo que uma desaceleração econômica já começou, e eu não vou repetir tudo o que tenho dito nos últimos 6 meses neste artigo.
Mas mesmo que as coisas estejam definitivamente indo na direção errada, eu definitivamente não chamaria o que atualmente estamos experimentando uma “emergência econômica” ainda.
Afinal, as coisas não podem ser tão ruins se um garoto de 16 anos acabou de ganhar 3 milhões de dólares jogando videogame ...
Um adolescente da Pensilvânia ganhou US $ 3 milhões e levou para casa o maior prêmio da Copa do Mundo de 2019 da Fortnite no domingo. Kyle "Bugha" Giersdorf marcou 26 pontos a mais do que o vice-campeão "salmo" para ganhar o torneio de eSports realizado no Arthur Ashe Stadium, no Queens.
“Palavras nem podem explicar isso. Estou muito feliz ”, disse o jovem de 16 anos em uma entrevista postada aos organizadores do Twitterby. "Tudo o que fiz, a rotina, tudo valeu a pena. É simplesmente insano.
Bom para aquele garoto. Eu gostaria que eu fosse talentoso o suficiente para ser um campeão mundial em alguma coisa.
Infelizmente, quando as coisas ficam realmente ruins neste país, o dinheiro vai começar a ficar muito apertado, e simplesmente ainda não chegamos lá.
Então, seria possível que houvesse outra razão para o repentino empurrão para que o Fed reduzisse as taxas?
Bem, Steve Liesman da CNBC parece pensar que poderia haver uma motivação política ...
"Pense sobre o que acontece quando uma pessoa se levanta em um comício e começa a criticar o Federal Reserve, e começa a criar o que poderia levar à pressão do Congresso sobre o Fed, então você poderia imaginar que poderia ser um sistema diferente."
"Acho que eles acham que há muito risco de desvantagem política para se entender errado."
Se o Federal Reserve não reduzir as taxas e a economia dos EUA realmente começar a sair dos trilhos, será a meta econômica número um do presidente Trump durante a campanha de 2020.
E já chegou ao ponto em que Trump está atacando regularmente nas redes sociais. Por exemplo, ele postou o seguinte há pouco tempo atrás ...
O Fed “levantou” muito cedo e demais. Seu aperto quantitativo foi outro grande erro. Enquanto nosso país está indo muito bem, a potencial geração de riqueza que foi perdida, especialmente quando comparada à nossa dívida, é impressionante.
Se uma onda de sentimento anti-Fed ajudar a obter a reeleição de Trump, isso poderia ser um cenário de pesadelo para as pessoas do Federal Reserve. Com um segundo mandato completo e uma maioria republicana no Congresso, o presidente Trump poderia decidir reformar drasticamente ou se livrar completamente do sistema do Federal Reserve. É claro que aqueles que acompanham meu trabalho regularmente sabem que eu ficaria feliz com isso, porque venho defendendo a eliminação do sistema da Reserva Federal por muitos anos.
O tipo de cenário político que acabei de esboçar provavelmente não acontecerá, mas mesmo que haja uma pequena chance de que isso aconteça, as pessoas que administram o Federal Reserve precisam dar conta dessa possibilidade.
Portanto, reduzir as taxas seria uma maneira de "agir com segurança" ao apaziguar o presidente Trump e seus partidários. Se o presidente Trump sentir que o Fed está em sua equipe, provavelmente não estará inclinado a fazer uma grande jogada contra eles.
De qualquer forma, um corte de pequena taxa definitivamente não fará muito para alterar nossa trajetória econômica geral.
Porque a verdade é que uma desaceleração econômica já começou, e muitos especialistas estão prevendo que ela vai acelerar bastante durante o segundo semestre deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário