Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ACARAÚ SEDIA O V FESTIVAL INTERNACIONAL DO CAMARÃO DA COSTA NEGRA

 

PICT0049

Cruz. O Coordenador da Comissão Técnica Científica Professor e Engenheiro Agrônomo Antônio Bezerra Peixoto esteve nesta quarta feira, 6, proferindo uma palestra no Auditório Municipal de Cruz sobre o  V Festival Internacional do Camarão da Costa Negra  que acontecerá em Acaraú entre os dias 14, e 16 próximos, juntamente com o V Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste e o I Seminário Internacional de Indicação Geográfica da Costa Negra.PICT0052

Participaram da palestra: Secretários Municipais, lideranças comunitárias, Presidente do SINTRAF, Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, Presidente do SINSEPCRUZ e o Prefeito Adauto Mendes. 

Segundo o Professor Antônio Peixoto, com a Indicação Geográfica e o Selo de Qualidade o camarão vai para o mercado internacional com 40% acima do preço de um produto comum.

Para o Presidente da Associação dos Carcinicultortes da Costa Negra – ACCN – Livino Sales o festival ajuda a projetar a região e o trabalho que está sendo feito para conseguir o selo de qualidade esperado para o próximo ano.

De acordo com o professor Antônio Peixoto a atividade de criação de camarão não causa danos ao meio ambiente, como muita gente pensa, pois, cientificamente, está comprovado que os manguezais se desenvolveram melhor onde há criação de camarão e que há um cuidado muito grande com a questão ambiental.

Estão sendo esperados para o evento, estudantes, PHDs e Mestres da carcinicultura. Também estarão presentes representantes das Universidades UFC, UVA, UECE e do Instituto Federal que compõem a Comissão Técnica Científica.

Estudantes, carcinicultores, agentes de turismo e a sociedade civil estão sendo convidados para participarem deste evento que também contará com a apresentação de shows e presença de vários artistas, dentre eles a cantora Elba Ramalho.

A abertura será dia 14, à noite, e o encerramento acontecerá sábado, pela manhã, com palestras e mesa redonda.

O turismo será o setor mais beneficiado com este evento, pois, está prevista a chegada de mais de 800 pessoas que irão participar do evento e conhecer a gastronomia local bem como os principais atrativos turísticos dos municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara que compõem a Costa Negra.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário