Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

VOCÊ É UM AUTÊNTICO RADIOAMADOR?

 

Dentro do Radioamadorismo, eu sempre dividi as pessoas em três categorias: as que falam muito e realizam pouco, as que falam pouco e realizam muito e as que se destacam no cenário mundial pelo espírito de abnegação e esforço. Há ainda quem diga, como o Lemos, PS8QF, que na hora “H” da ajuda, há os colegas que se escondem, para não carregarem o piano tão pesado; na hora da colaboração espontânea eles desaparecem mesmo. Das três categorias, precisamente, é que desejo falar.

Quando Natividade, PY1 HX, realizou o seu primeiro QSO, em outubro de 1951, lá do Iraque ele exclamou:”Hello, JOE! I am very glad to QSO with You again= Oi, JOE, estou muito feliz em fazer um novo QSO com você novamente.Ele ficou surpreso e confuso com aquele tratamento de velho conhecido, porque nunca havia trabalhado nenhuma estação YI – e, muito menos, aquele indicativo. Era ele o primeiro que estava saindo no ar naquele momento, ainda quentinho! Entretanto, com a troca de câmbios, tudo se esclareceu: tratava-se do ex-J2AHI, Coronel das Forças Britânicas de Ocupação, anteriormente no Japão, de onde nos comunicávamos quase diariamente. Do Iraque, registramos com muita alegria o nosso primeiro encontro, que, por sinal, foi um novo país para ele!

Com VR1AA, DAN, em agosto de 1947, ele operou da Líbia com o indicativo MD1D. Fizemos nosso 1. QSO e, naquele ensejo, consignei mais um país para o meu DXCC. Um ano depois (setembro de 1948), voltei a encontrá-lo operando da Transjordania como ZC1CL. Já se vê, mais um novo país e a alegria do QSO com Natividade. E assim os anos foram passando, quando perdemos o contato por uma longa temporada. Mas a lembrança de DAN permanecia sempre no meu pensamento. Depois de muitas mudanças, ei-lo que aparece agora como VR1AA, de Gilbert Island. Quando do reencontro e do recebimento do seu QSL de 10/02/76, exultei de contentamento ao ler abaixo do seu indicativo, VR1AA: ex-G3HCL, LI2CL, ZC1CL, MD1D, 3A2AE, 9M2LO, 9M6CL.Como oficial da RAF, DAN já percorreu meio mundo – e, de onde quer que estivesse, sua presença se fazia notar como Radioamador ativo. Foi admirável o seu trabalho.

O Radioamador Dave, KS6DY, também merece destaque especial. Em junho de 1960 ele participou de uma Expedição à Ilha de Marcus, operando como KG6ICD. Esteve na Arábia Saudita por volta de 1958, como HZ1AB. Natividade contatou com ele, para maior alegria. Já depois, Dave encontrava-se na Samoa Americana, em função no Departamento de Educação junto ao governo de seu país. Depois de 1971 tiveram alguns contatos.

7Q7AA – O TONY. Natividade tinha muita lembrança dele quando ele operava na Libéria como EL2AD. Posteriormente, foi transferido para Malawi, saindo como 7Q7AA para realizarem o 1. QSO a 3/1/72. Dois anos após, com surpresa, Natividade o encontrou no Rio com o indicativo PY1ZBA. Colega boníssimo e muito prestimoso e muito prestimoso, Tony, durante a sua permanência nesta cidade, fez um grande círculo de amizades.

Todos os colegas dele , do Rio, lamentaram a volta dele ao seu país de origem(E.U.A).

Assim trabalham esses abnegados companheiros que, não obstante a responsabilidade de suas missões junto ao governo de seus países – em qualquer parte do mundo – estão sempre prontos a cumprir suas tarefas como autenticos Radioamadores. Por isso, eles merecem nosso respeito e admiração!

P T 7 V O I S I D N E I

Nenhum comentário:

Postar um comentário