Páginas

domingo, 9 de junho de 2013

O FIM DO LIXÃO DO CAVALO BRAVO

 

Cruz. Chegou ao fim a luta dos moradores da Comunidade de Cavalo Bravo, comunidade situada no Distrito de Caiçara, Município de Cruz, Litoral Oeste do Ceará pela retirada do Lixão. Ofícios encaminhados aos órgãos do Meio Ambiente, muita conversa, mas ninguém escutava, pareciam estarem dormindo. Reuniões com os órgãos ambientais, manifestações, denúncias, reportagens, agressões e conflitos marcaram a luta da comunidade que perdurou por mais de uma década, mas culminou com a vitória de todos que se livraram dos males causados pelo Lixão, após uma multa de R$ 60.000,00 que os órgãos ambientais aplicaram na Prefeitura de Cruz durante a gestão passada, que não pagou e deixou esta herança maldita e o encerramento do Lixão para a atual administração.

Estudantes, do Curso de Gestão de Pequenos Hotéis e Pousadas promovido pelo SENAC, na Vila de Caiçara, fizeram uma visita ao Lixão e protestaram no dia 16/11/2012. O curso foi ministrado pela instrutora Andréa Geisa, natural de Piripiri – PI.

clip_image002

Alunos do Curso de Gestão de Pequenos Hotéis e Pousadas.

clip_image004

Restos do Lixão do Cavalo Bravo

O Lixão do Cavalo Bravo recebia material das comunidades da Praia do Preá e Vila de Caiçara. Ainda, durante um longo período também recebeu o lixo que vinha da Praia de Jericoacoara com autorização da Prefeitura de Cruz. Este local era improprio para receber lixo, pois além de ser a céu aberto, o solo é arenoso, o que facilitava a infiltração do chorume além de situar-se em zona de amortecimento do entorno do Parque Nacional de Jericoacoara e ficava a poucos quilômetros a Oeste do Aeroporto Internacional de Jericoacoara que está em faze de acabamento. As famílias que moram nas proximidades do lixão reclamavam da presença animais a procura de restos de alimento e de insetos como, por exemplo, moscas, ratos, baratas e pernilongos, que invadiam as residências, e da contaminação das águas das cacimbas que abastecem a comunidade obrigando aos moradores buscarem água em outras fontes mais distantes do Lixão.

clip_image006

Carro de Jijoca colocando o lixo de Jericoacoara

Há muitos anos que a comunidade fazia manifestações e apelos para que as autoridades retirassem o Lixão, mas, finalmente, chegou o grande dia. O Dia da Vitória, e o Lixão foi desativado definitivamente para alegria e felicidade dos moradores da comunidade.

clip_image008

Caminhada Ecológica


Dia 20 de outubro de 2011, a Área Pastoral do Distrito de Caiçara promoveu uma Caminhada Ecológica saindo de Caiçara, às 08h00min, seguindo até o Lixão que ficava há 2 km de distância da sede do Distrito. A Caminhada ecológica foi liderada pelo então administrador da Área Pastoral do Distrito de Caiçara Pe. José Marcone Martins e contou com a presença de representantes da Sede e das comunidades de Cavalo Bravo, Preá e Formosa. Durante a caminhada foi feita coleta de material e registros fotográficos para serem apresentados ao então Secretário do Meio Ambiente do Município de Cruz Senhor Marcelo Brandão, em uma reunião que estava agendada para o dia 5 de novembro em Caiçara. Vários órgãos relacionados com o Meio Ambiente foram convidados para esta reunião. Foi mais uma tentativa da comunidade para retirada do Lixão que foi instalado em local improprio há mais de dez anos e que vinha prejudicando os moradores e principalmente causando a poluição do lençol freático com o chorume que era produzido pelo lixo em decomposição, causa da maior preocupação dos moradores.

clip_image010
Também animais mortos eram despejados neste lixão. A Prefeitura de Cruz cercou a área e colocou um vigia para que animais mortos não fossem mais colocados no local e também impedir a presença de catadores de material reciclável que vinham das comunidades vizinhas de Córrego dos Ana e Córrego das Panelas. Medida que só foi adotada depois de muitas reclamações feitas pelos moradores da comunidade. O vento espalhava os plásticos e papelão e distribuía pelas matas da circunvizinhança e levava o mau cheiro até as residências do entorno do Lixão. Era desesperadora e dramática a situação dos moradores de Cavalo Bravo que há anos lutavam e apelavam para as autoridades a fim de que fosse retirado este depósito de lixo e transferido para um local mais apropriado e distante das residências, mas não eram atendidos em suas reivindicações.

clip_image012

Além do mau cheiro exalado pelo lixo, era constante fazerem queimadas e a fumaça invadia as residências prejudicando a saúde das pessoas.

clip_image013

O plástico acumulado era levado pelo vento que dava à paisagem um aspecto visual bastante desagradável e prejudicial ao Meio Ambiente.

A situação ficou ainda mais dramática quando a Prefeitura resolveu fazer escavações profundas dentro do lixão para retirada de material para construções e depois jogando o lixo que ficava em contato direto com o lençol freático acelerando o processo de contaminação.

clip_image015

Escavações dentro do Lixão

Finalmente, chegou o grande dia. O Lixão foi fechado no início da administração do atual Prefeito de Cruz Senhor Odair José Mendes de Vasconcelos (Adauto) que passou a colocar o lixo em outra localidade. A Prefeitura, agora, luta para destinar o lixo para um local apropriado, pondo fim a um dos maiores problemas ambientais do momento, que é o destino inadequado do lixo.

O Jornal A FOLHA, que sempre esteve em defesa do Meio Ambiente, sente-se orgulhosamente vitorioso ao lado da comunidade, pois, lutou incessantemente para que um dia pudesse celebrar esta gloriosa vitória denunciando os reclames dos seus moradores nos momentos mais angustiantes de luta.

Quem luta, um dia vencerá, pois Deus tarda, mas, não falta, já diz o dito popular.

A Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, que sempre esteve na luta ao lado dos moradores, reconhece e louva este ato de resistência da comunidade que nunca desistiu de defender seus ideais, por mais difícil que parecesse, mas, nunca impossível.

clip_image017

Lampião Rei do Cangaço

Como potyguar, ato como este, nos faz remeter à heroica resistência dos mossoroenses, que, dia 13 de junho de 1927, defenderam a cidade do ataque do bando de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva) e capturaram dois cangaceiros: Colchete e Jararaca, que foram exibidos como troféus. Data festiva, ainda, hoje, comemorada com muito orgulho. Luiz Gonzaga em uma alusão ao fato cantava: “Lampião era valente, mas, não era tão valente assim, pois, levou uma carreira dos cabras de Mossoró. A carreira foi tão danada que lascou o mocotó”.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário