Páginas

terça-feira, 18 de março de 2008

Tuberculose Pulmonar: Sobral é município prioritário para o Ministério da Saúde

“Durante os dias 24 e 28 de março será realizada a semana de luta contra a Tuberculose. Neste período acontecerá uma grande mobilização com a meta de reduzir as taxas de incidência da doença. A programação inclui a busca de casos, além de atividades de promoção à saúde, informação, educação e comunicação.

Em 2007, o Ceará registrou 2.081 novos casos de tuberculose pulmonar e 712 curas, ou 34,21% do total. O objetivo é alcançar a meta de detecção de 70% e cura de 85% dos casos de tuberculose.

No Ceará, o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado classificam de municípios prioritários os que têm altas taxas de incidência ou estão com elevado número de casos da doença. Fortaleza, Crato, Sobral, Itapipoca, Caucaia, Itapajé, Juazeiro do Norte e Maracanaú são municípios prioritários do Ministério da Saúde.

No mundo, mais pessoas morrem de tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem. Com 80 mil casos novos e 5 mil mortes a cada ano, o Brasil está entre os 22 países que respondem por 80% dos casos no mundo. A pobreza, a desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para que o agravo se dissemine e se transforme em doença.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançada em 1982 pela OMS e pela União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (IUATLD, na sigla em inglês). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, ocorrido em 24 de março de 1882, por Robert Koch. Este ano, no Brasil, o lema adotado para a data é 'Brasil Livre da Tuberculose'.”

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário