Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Groaíras é Campeã em educação. Groaíras é Nota Dez

 

21/05/2014 - 11:51:33

 

Nessa terça, 20 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, aconteceu a cerimonia de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, onde o município de Groaíras recebeu o Premio por meio das Escolas Nossa Senhora do Rosário, com o 5º Ano, da Professora Edite Ponte e a Escola Noélia Ximenes Parente com o 2º Ano da Professora Eliane Azevedo e 5º Ano da Professora Clemilda Alves.

Estiveram representando Groaíras o Prefeito Adail Melo, o Secretário de Educação de Groaíras Charles Antônio, acompanhado com a sua equipe de coordenadores, diretores, professores e uma aluna que foi a porta bandeira do município em desfile dos premiados
O PAIC mostra que com parceria e em regime de colaboração é possível obter resultados vitoriosos. Para o Governo Federal o Ceara virou referência. Groaíras é campeã. Groaíras é Nota 10. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará, onde o governador Cid Gomes também anunciou os resultados do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5) e agraciou as unidades de educação do Estado, dentre os quais Groaíras está incluso com o Prêmio Escola Nota 10.
Os números apresentados pelo Governado do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), confirma o sucesso do PAIC e PAIC + 5 na educação das crianças groairense. O PAIC avalia a alfabetização das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental enquanto o PAIC +5, implantado em 2011, avalia a situação das crianças de 3º, 4º e 5º ano referentes às disciplinas de Português e Matemática.
“O PAIC e o PAIC +5 existem fundamentalmente pelo talento, o valor e a dedicação de todos, das crianças, professores, secretários, coordenadores, diretores, prefeitos e todos que fazem a Seduc. E é papel primordial do poder público oferecer oportunidades iguais a todos. E esse caminho de oportunidades se oferece com educação e na educação é fundamental que exista alfabetização”, disse o governador Cid Gomes.
Sobre o Prêmio Escola Nota 10
Durante a solenidade também foram premiadas as escolas que obtiveram os melhores resultados na alfabetização das crianças do 2º ano e 5º ano. Em sua sexta edição, a premiação é destinada às 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa), dentre outros critérios, e às 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar 5º ano – (IDE 5), entre outros critérios. A iniciativa também prevê apoio a 150 escolas que tenham obtido os menores resultados de alfabetização, no 2º ano, e em Língua Portuguesa e Matemática, no 5º ano, respectivamente.
As 150 melhores classificadas receberam o prêmio. As escolas premiadas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por aluno avaliado por meio do Spaece, enquanto as apoiadas ganharão R$ 1.000,00.
Também na ocasião foi assinado o Termo de Repactuação entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, e entidades parceiras do PAIC e PAIC +5. Entre as entidades que firmaram o compromisso estão a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará, além da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
Prestigiaram a solenidade o vice-governador, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; os secretários e gestores estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Paulo Mamede (Cultura); Silvia Correia (Controladora Geral), Socorro França (Assessora Especial de Políticas sobre Drogas), a ex-secretária estadual da Educação, Isolda Cela; os deputados estaduais Ivo Gomes, Mauro Filho, Camilo Santana, Sineval Roque, Rachel Marques, Wellington Landin, Lula Morais, Dedé Teixeira e Osmar Baquit; os deputados federais Arthur Bruno e José Guimarães; o presidente em exercício da Aprece, Expedito Nascimento; o coordenador do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar; o prefeito de Groaíras Adail Melo,dentre outros prefeitos e representantes dos municípios agraciados com a premiação.

Por Artenio Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário