Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Barbosa anuncia renúncia e aposentadoria do Supremo

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, durante um julgamento no STF, em Brasília. Barbosa, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo e se aposentará da corte mais alta do país, segundo relatos dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). 14/08/2013. REUTERS/Ueslei Marcelino

Reuters/Reuters - Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, durante um julgamento no STF, em Brasília. Barbosa, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo e se aposentará da corte mais alta …mais do país, segundo relatos dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). 14/08/2013. REUTERS/Ueslei Marcelino  menos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo e se aposentará da corte mais alta do país, segundo relatos dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

"O ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal", disse Renan a jornalistas. "É uma coisa triste, ele vai se aposentar."

Segundo Alves, Barbosa se aposentará "logo agora antes do recesso".

"Ele disse que já vinha amadurecendo esse assunto há alguns meses", disse o presidente da Câmara, acrescentando que Barbosa comunicou a decisão a presidente Dilma Rousseff e que ela tinha ficado "muito surpresa".

Ao deixar o Congresso, Barbosa não comentou com os jornalistas sobre sua aposentadoria, limitando-se a falar "hoje à tarde" e a mostrar sua ansiedade com a Copa do Mundo. "Não vejo a hora de começar a Copa."

Primeiro ministro negro do STF, Barbosa ganhou ainda mais notoriedade por ter sido relator do processo do chamado mensalão, que condenou à prisão vários políticos, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu

  • 5 de março – Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” o repórter do jornal O Estado de S. Paulo. O ministro irritou-se ao ser abordado na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça.... mais

    5 de março – Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” o repórter do jornal O Estado de S. Paulo.O ministro irritou-se ao ser abordado na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça. menos

    Estadão Conteúdo

    As frases mais polêmicas de Joaquim Barbosa

    Eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) no final do ano passado, o ministro Joaquim Barbosa se destacou durante o julgamento dos acusados de envolvimento do escândalo do mensalão. Já neste ano, Barbosa vem mostrando seu temperamento forte ao se envolver em polêmicas e acirrar os ânimos entre os Poderes. Relembre algumas das principais frases do parlamentar em 201

    O nome de Barbosa chegou a ser cogitado para uma candidatura à Presidência ou cargo de destaque na eleição deste ano, mas isso não é mais possível por conta da legislação eleitoral, que determina que magistrados que quiserem se candidatar precisam estar filiados a um partido político e têm de deixar o posto que ocupam seis meses antes da eleição marcada para outubro. Portanto, Barbosa teria que ter deixado a Corte em abril.

    O presidente do STF, de 59 anos, também tornou-se notório pelos duros embates com colegas de Corte durante sessões de julgamento, antes mesmo de relatar o processo do mensalão.

    Em 2009, por exemplo, ele discutiu com o ministro Gilmar Mendes e, ao pedir respeito ao colega, chegou a afirmar que não era um dos "capangas" de Mendes.

    Durante o julgamento do mensalão os embates de Barbosa passaram a ser com o ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski, a quem Barbosa chegou a acusar de atuar como advogado de defesa dos réus e de fazer "chicana", buscar atrasar o processo.

    Nomeado para o Supremo em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa assumiu o comando do STF em 2012, em meio ao julgamento do processo do mensalão, esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato de Lula. Procurado, o STF ainda não tinha informações oficiais sobre o assunto.

    Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/barbosa-anuncia-ren%C3%BAncia-aposentadoria-stf-160134337.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário