Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SDA PROMOVE ENCONTRO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE AGRICULTURA EM ACARAÚ

 

Cruz. Terça feira, 20, os técnicos da Secretária do Desenvolvimento Agrário – SDA – Dr. Amorim da SDA, Dr. Joaquim e a Veterinária Iracelma da ADAGRE e os técnicos da EMATERCE Anastácio Lima e José Marques estiveram em Acaraú, cidade do Litoral Extremo Oeste do Estado, situada a 250Km de Fortaleza, onde reuniram-se com os Secretários Municipais de Agricultura dos Municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú.

clip_image002

Dra. Iracelma, Dr. Amorim e Dr. Joaquim

Destacamos as presenças dos Secretários de Itarema Wilson Pereira, de Cruz Carlos César de Carvalho (Carlão) e de Jijoca de Jericoacoara José Arteiro. Também houve a participação da Zootecnista da Secretaria de Cruz Carolina Vasconcelos e Luiz Carlos Amaral Assessor de Imprensa da SDA.

clip_image004

Técnicos e Secretários

O objetivo da reunião foi esclarecer os secretários e os criadores sobre a importância da vacinação, em massa, de todo o rebanho bovino e bubalino do Estado do Ceará e sua importância econômica para a cadeira produtiva pecuária do estado.

Este ano a campanha tem como tema: QUEM CUIDA VACINA e o lema: Garanta um rebanho livre de febre aftosa.

clip_image006

O Estado do Ceará tem a classificação de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, que foi conquistada em 2013, agora, reconhecida também pela ONU, mas não exclui a responsabilidade de vacinar todo o rebanho em tempo hábil.

Os técnicos orientaram os senhores secretários e criadores presentes sobre os métodos mais eficientes de vacinar o rebanho como, por exemplos, horários e manejo corretos dos animais e os cuidados com a utilização, conservação e transporte das vacinas.

clip_image008

Os técnicos demonstraram preocupação com os baixos índices de vacinação apresentados por alguns municípios da região que, segundo os secretários, o fato é devido aos criadores que concentram o período de vacinação no final o mês de maio, quando a quadra invernosa enfraquece facilitando o manejo dos animais.

clip_image010

Veterinária Iracelma - ADAGRE

Outra novidade, nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, é que as Prefeituras e o Governo do Estado não mais estão doando vacina para os criadores, pois, isto, segundo os técnicos, tem trazido uma série de transtornos para o bom desempenho da campanha de vacinação que são realizadas em dois períodos por ano no Ceará.

A reunião ainda contou com a presença de representantes dos meios de comunicação Dr. Lima da Rádio FM Comunitária 6 de Abril de Cruz e do Assessor de Comunicação da SDA radialista Carlos Amaral. O apoio dos meios de comunicação, representados pelos radialistas, é de fundamentação importância, destacaram os palestrantes, pois é através das rádios comunitárias que a informação chega aos lares do homem do campo nos lugares mais distantes da zona rural concluiu a Veterinária Iracelma.

D. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário