Cruz. O Estado do Ceará esteve presente no 12º Congresso Nacional da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores – realizado em João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, nos dias 23, 24 e 25 de maio. Contou com uma delegação de 1.172 Delegados presentes dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal. 21 Ônibus, além de outros veículos, transportaram os Delegados, alguns, com até quatro dias de viagens, com dois motoristas que se reservam durante o trajeto.
O evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, um prédio imponente, espaçoso, confortável e acolhedor, rodeado de um verde exuberante. As caravanas foram hospedadas em hotéis luxuosos da capital.
Foi uma oportunidade para conhecer gentes diferentes, com suas culturas e tradições peculiares, falares próprios e trajes exóticos.
Cada gente aproveitou para divulgar sua cultura com vestes, cantos e artesanatos, comidas típicas como, por exemplo, o bolo de queijo de Dona Maria Madalena Santos de Ilha Grande em São Cristóvão, Sergipe, ou o artesanato cearense que muito bem representavam suas tradições materiais e imateriais de cada estado.
O Município de Cruz esteve representado, no Congresso, pelo Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima, um potiguar da cidade de Augusto Severo (hoje, Campo Grande), mas, residente no Município de Cruz, no Ceará, onde é naturalizado com o Título de Cidadão Cruzense pela Câmara Municipal. Na oportunidade, houve um reencontro com os seus conterrâneos potiguares de Mossoró e Natal.
Durante o Congresso, muitos palestrantes se reservaram, na exposição de temas de grande interesse nacional, questões locais ou de interesse do cidadão comum. Reforma política, regularização fundiária, habitação com o foco em Minha Casa Minha Vida, Saúde, desenvolvimento urbano, meio ambiente, cultura, democratização dos meios de comunicação com destaque para as rádios comunitárias. Políticas públicas para a juventude e mulheres, discriminação e preconceito, combate à violência e segurança alimentar, organização das associações comunitárias, como base do desenvolvimento social, foram alguns dos muitos temas em discursão neste Congresso.
Foi proveitoso? Diria que sim. Quem participou de todas as temáticas do Congresso, sem dúvida, saiu recheado de um bom conteúdo. A eleição da nova diretoria da CONAM foi outro destaque do Congresso. Todos os estados indicaram e elegeram seus representantes. Portanto, uma composição de chapa única, mas, bem democrática.
Cabe a cada Delegado e Delegada cumprir a função social de repassar para as bases este conteúdo e priorizar o processo de fortalecimento do associativismo nos municípios, cuidando da organização das associações e criando as Federações nos municípios onde elas ainda não estão presentes.
Após três dias de muita luta e debates, retornamos para os nossos estados, tendo à frente uma longa caminhada, com até quatro dias de viagem, fazendo de seu lar o interior de um meio de transporte, confortável, sim, mas, muito cansativo. Na bagagem, livros, folhetos, manuais, folder, fotos e gravações que testemunham a longa jornada de trabalho em defesa dos direitos sociais comunitários.
Em casa, além do reencontro com a família, muitas histórias para contar: curiosidades, momentos vividos, relatos de fatos acontecidos e muitos questionamentos para fazer ou responder. As novas amizades construídas são as testemunhas de um bom relacionamento vivido durante a viagem e o Congresso. O panorama de uma cidade bonita, limpa e acolhedora ficou encravado na memória de cada congressista.
Dr. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário