Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

CEARÁ, TERRA DA LUZ, NO 12º CONGRESSO NACIONAL DA CONAM EM JOÃO PESSOA – PARAÍBA

clip_image002clip_image004

Cruz. O Estado do Ceará esteve presente no 12º Congresso Nacional da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores – realizado em João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, nos dias 23, 24 e 25 de maio. Contou com uma delegação de 1.172 Delegados presentes dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal. 21 Ônibus, além de outros veículos, transportaram os Delegados, alguns, com até quatro dias de viagens, com dois motoristas que se reservam durante o trajeto.

clip_image006 clip_image008

O evento aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, um prédio imponente, espaçoso, confortável e acolhedor, rodeado de um verde exuberante. As caravanas foram hospedadas em hotéis luxuosos da capital.

clip_image010clip_image012

Foi uma oportunidade para conhecer gentes diferentes, com suas culturas e tradições peculiares, falares próprios e trajes exóticos.

clip_image014clip_image016clip_image018 clip_image020

Cada gente aproveitou para divulgar sua cultura com vestes, cantos e artesanatos, comidas típicas como, por exemplo, o bolo de queijo de Dona Maria Madalena Santos de Ilha Grande em São Cristóvão, Sergipe, ou o artesanato cearense que muito bem representavam suas tradições materiais e imateriais de cada estado.

clip_image022 clip_image024

O Município de Cruz esteve representado, no Congresso, pelo Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima, um potiguar da cidade de Augusto Severo (hoje, Campo Grande), mas, residente no Município de Cruz, no Ceará, onde é naturalizado com o Título de Cidadão Cruzense pela Câmara Municipal. Na oportunidade, houve um reencontro com os seus conterrâneos potiguares de Mossoró e Natal.

clip_image026 clip_image028

Durante o Congresso, muitos palestrantes se reservaram, na exposição de temas de grande interesse nacional, questões locais ou de interesse do cidadão comum. Reforma política, regularização fundiária, habitação com o foco em Minha Casa Minha Vida, Saúde, desenvolvimento urbano, meio ambiente, cultura, democratização dos meios de comunicação com destaque para as rádios comunitárias. Políticas públicas para a juventude e mulheres, discriminação e preconceito, combate à violência e segurança alimentar, organização das associações comunitárias, como base do desenvolvimento social, foram alguns dos muitos temas em discursão neste Congresso.

clip_image030 clip_image032

Foi proveitoso? Diria que sim. Quem participou de todas as temáticas do Congresso, sem dúvida, saiu recheado de um bom conteúdo. A eleição da nova diretoria da CONAM foi outro destaque do Congresso. Todos os estados indicaram e elegeram seus representantes. Portanto, uma composição de chapa única, mas, bem democrática.

clip_image034 clip_image036

Cabe a cada Delegado e Delegada cumprir a função social de repassar para as bases este conteúdo e priorizar o processo de fortalecimento do associativismo nos municípios, cuidando da organização das associações e criando as Federações nos municípios onde elas ainda não estão presentes.

clip_image038 clip_image040 clip_image042

Após três dias de muita luta e debates, retornamos para os nossos estados, tendo à frente uma longa caminhada, com até quatro dias de viagem, fazendo de seu lar o interior de um meio de transporte, confortável, sim, mas, muito cansativo. Na bagagem, livros, folhetos, manuais, folder, fotos e gravações que testemunham a longa jornada de trabalho em defesa dos direitos sociais comunitários.

clip_image044 clip_image046

Em casa, além do reencontro com a família, muitas histórias para contar: curiosidades, momentos vividos, relatos de fatos acontecidos e muitos questionamentos para fazer ou responder. As novas amizades construídas são as testemunhas de um bom relacionamento vivido durante a viagem e o Congresso. O panorama de uma cidade bonita, limpa e acolhedora ficou encravado na memória de cada congressista.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário