Cruz. Um fenômeno natural que aparece todos os anos quando inicia o período de chuva é a presença de Lodo Marinho nas praias do Nordeste. Trata-se de espécies vegetais adaptadas à agua salgada presente em todo o mundo.
Geralmente, quando há mistura da água doce vinda dos rios e das chuvas com a agua salgada, estas plantas se desprendem e são levadas pelas correntes marítimas para serem depositadas nas praias. Neste período, as praias ficam impropria para o banho devido a grande quantidade de material que é jogado sobre a areia. A agua fica com a cor escura e lamacenta. A pesca de redes também fica comprometida, pois o lodo engancha nas redes, ficam pesadas e difícil de manejar.
Quem usa redes de arrasto neste período, principalmente, na pesca de camarão, não consegue arrastar as redes por ficarem muito pesadas, cheias de lodo o que dá muito trabalho para retirar o camarão e fazer a limpeza das redes para serem reposta no mar.
Neste período, muitas pessoas aproveitam para passear pela orla marítima para apreciar este fenômeno da natureza que pode desaparecer de um dia para o outro. Há casos em que a praia está limpa, mas quando a maré baixa a praia fica cheia de lodo e na vazante seguinte pode ficar completamente limpa.
Este Espetáculo foi observado no dia de ontem, 15, na Praia do Preá, município de Cruz que fica a 300 km de Fortaleza.
Outra curiosidade é que este fenômeno é pontual. Não acontece em toda a extensão da praia. Ontem, a área mais afetada foi a Praia de Formosa, vizinha à Praia do Preá. Em dias anteriores, a maior concentração de Lodo Marinho foi registrada na Praia do Desterro, lado Oeste da Praia do Preá.
Dizem que o lodo do mar ajuda no combate a celulite e as dores musculares. O tratamento é feito fazendo-se massagem com o lodo sobre a parte afetada, por cerca de 15 minutos, em seguida, aplica uma boa ducha de água fria.
Dr. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário