Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

DE VOLTA A MINHA TERRA, SOLO SERTANEJO

 

Cruz. Eu voltei. Após sete meses no Maranhão, resolvi retornar à minha terra potiguar Mossoró. “Terra do sal, do petróleo e da liberdade”. Era mês de novembro de 1990. Chegamos a Mossoró, encontramos uma cidade grande, mas em situação financeira muito difícil. Faltava emprego, inflação violenta, pouca expectativa de uma vida melhor. Sem emprego, resolvi desenvolver atividade comercial com venda de frango em uma sociedade que não deu certo. Parti para outras atividades. Recebi convite para ensinar em minha cidade natal Augusto Severo, onde passei dois anos na Escola Municipal de 1º e 2º Graus Professor Joaquim Leal Pimenta. Retornei à Mossoró e ensinei na Escola de Primeiro Grau Onzieme Rosado durante dois anos. Recebi outro convite para trabalhar na empresa Mossoró Agroindustrial SA – MAISA. Lá, atuei por um ano. Retornei para Mossoró e fundei um Cursinho da Matemática – O PENSADOR.

clip_image002 Foi um momento em que aproveitei para rever os amigos e familiares, andar pelos campos onde eu caminhava caçando passarinhos e na lida com o gado. Era divertido correr nos campos quando em criança, tomar banho nas cachoeiras, subir nas árvores e ver os campos coloridos com as flores do pau-d’arco no mês de Santana.

clip_image004

Divisar as Serras do cuó, Creca, Patú, Cabeço dos Picos e Ererê, Serra do Carro e Outeiros e no fim do dia ver o sol se escondendo por trás dos montes com seus raios multicores, enquanto se ouvia o gorjeio dos passarinhos a procura de seus leitos nos galhos de uma arvore. O meu coração batia mais forte como quem sofria com a morte de mais um dia. O verde campo aos poucos ia escurecendo até desaparecer o ultimo radio de sol. No céu, surgia a lua rodeada de estrelas, as nuvens emitiam raios seguidos de fortes trovoadas, prenúncios de um bom inverno que se avizinhava. O sertanejo se alegrava e se despedia do dia com uma Ave Maria que escutava com muita atenção em seu radinho de pilha. Em 1997, recebi um convite do Prefeito eleito de Cruz/CE Manoel Nelson Silveira para que retornasse à Cruz chegando no mês de fevereiro para ensinar e administrar a Escola Municipal Pedro Marques da Cunha na Zona Rural do Município de Cruz. No período em que estive em Mossoró, passei cinco anos e desenvolvi várias atividades na área comercial, empresarial e educacional.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário