Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estudantes disseminam literatura em projeto do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar realiza a Gincana Cultural Emir Nunes, e uma das tarefas da competição, que envolve seis escolas públicas de Itabaiana, é estimular o gosto pela leitura entre alunos e a população da cidade. O livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, que conta a história do Município através da literatura de cordel, é utilizado para despertar o interesse pela leitura e pela memória local. Mais de 400 exemplares do livro estão sendo espalhados pelas equipes da Gincana.

Para Débora Lins, coordenadora do projeto e Presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, a leitura aumenta o poder de criticidade dos alunos. “É fundamental para a aprendizagem do ser humano, pois através da leitura enriquecemos nosso vocabulário e dinamizamos o raciocínio”, disse ela, acrescentando que o gosto pela leitura e o amor à terra natal devem ser estimulados na infância e adolescência.

O autor do livro, Fábio Mozart, disse que espera a adoção da obra na grade curricular pela rede municipal de ensino, como recomenda projeto de lei de um vereador local. “Isso vai contribuir muito para que os estudantes itabaianenses conheçam de forma lúdica e poética a história e a formação de nossa cidade através da poesia de cordel”. O livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes” traça o perfil de Itabaiana, conhecida como a “Rainha do vale do Paraíba”, obedecendo a uma cronologia histórica. Contando a história de Itabaiana em versos, o autor também introduz o leitor no universo da poesia narrativa e da literatura de cordel nordestina. “Pode ser uma ferramenta importante tanto para professores e alunos em sala de aula, quanto para leitores de qualquer idade”, declarou Mozart.

Por: Edglês Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário