Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Embrapa e parceiros iniciarão diagnóstico sobre cadeia de ovinos de corte em Sobral

Embrapa, Prefeitura de Sobral, Sebrae, Ematerce e Instituto Agropólos irão se reunir, no dia 4 de maio, para sistematizar dados sobre a cadeia produtiva da ovinocultura de corte em Sobral e municípios vizinhos, como primeiro passo de uma parceria voltada para desenvolvimento da atividade. Este foi o principal encaminhamento de reunião que envolveu, na manhã desta sexta-feira (15) representantes das instituições, que também se envolverão em projeto para inclusão produtiva de caprinocultores em agricultura familiar, em apoio ao projeto Cabra Nossa de Cada Dia.

Os participantes acompanharam apresentações dos pesquisadores da Embrapa Jorge Luís Farias, que apresentou proposta de estratégias de desenvolvimento rural utilizando caprinocultura leiteira, Juan Ferelli e Fernando Henrique Albuquerque, que mostraram projeto de estudo sobre a cadeia de ovinos de corte.

Juan e Fernando Henrique enfatizaram a necessidade de um diagnóstico completo sobre produção e mercado de ovinos na região Norte do Ceará, para definição de pesquisas e ações de transferência que colaborem com o setor. De acordo com Juan, é preciso saber com exatidão informações sobre insumos, produção primária, indústrias, varejo e consumidores. Fernando acrescentou: "assim é possível definir questões de logística como: onde seria a implantação de centros de terminação, em Sobral ou em municípios vizinhos? Há aqui perfil entre os criadores locais para uma produção voltada para o mercado ou há melhor condição em cidades próximas?"

Jorge defendeu que ações para a inserção do leite e derivados das comunidades beneficiadas pelo Cabra Nossa em mercados, a partir de inovações técnicas e sociais, para uma ampliação do projeto. "O combate à pobreza não deve se restringir somente à segurança alimentar", afirmou ele, citando o foco atual do Cabra Nossa. "Para avançar, é preciso pensar na inclusão produtiva, na geração de renda, no associativismo, na sustentabilidade ambiental", acrescentou ele.

Participantes da reunião também apontaram sugestões para impulso às cadeias da caprinocultura e ovinocultura. "Falta marketing para as cadeias. Você não percebe uma regularidade de produção. Em cadeias como a avicultura, por exemplo, mesmo nos produtores de média escala, você encontra regularidade na oferta dos produtos", avaliou Hugo Pinheiro, analista do Sebrae. "Há dificuldade dos pequenos produtores em melhoramento animal e organização", apontou Jorge Sousa, do projeto Cabra Nossa.

A reunião técnica foi promovida pela chefia adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos e teve a participação da secretária da Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto.

Adilson Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário