Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brasil eleva taxas de juros em 0,25% ponto percentual para 12% ao ano

O Banco Central do Brasil elevou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,25% ponto percentual para 12% ao ano, em uma tentativa de conter a inflação que se acelerou nos últimos meses.

O BC afirmou em comunicado que pretende aplicar "ajustes" na política monetária "por um período prolongado" para tentar frear a inflação e manter a meta do ano que vem.

As autoridades consideram que não vão alcançar a meta de uma alta de preços de 4,5% este ano, já que no primeiro trimestre a inflação acumula uma alta de 2,44% e nos últimos 12 meses, a alta de preços subiu até 6,30%, segundo as estatísticas oficiais mais recentes.

O Banco Central assegurou que considerou em sua decisão os riscos inflacionários e o "ritmo ainda incerto de moderação" da atividade econômica brasileira, além da "complexidade" da situação internacional.

Cinco dos membros com direito a voto decidiram pela alta de um quarto de ponto, enquanto outros dois diretores do banco optaram por elevar meio ponto.

Desde que Dilma Rousseff assumiu a Presidência em janeiro, esta é a terceira alta seguida da taxa no Brasil, embora a de menor magnitude. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário